Relato De Experiências Do Primeiro Módulo Do Programa Residência Pedagógica

Marcelo Augusto Alves da Silva, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva

Resumo


Introdução: Na formação inicial o estudante de licenciatura além de adquirir uma formação em sua área de interesse, necessita de experiências práticas educacionais para uma melhor preparação como futuro docente. Desse modo, o Programa Residência Pedagógica, assim como o estágio supervisionado, permite que o discente se insira em uma sala de aula, onde o mesmo assume a preparação das aulas, a elaboração de planos de aula, o desenvolvimento de atividades e a execução das aulas. Objetivos: Sendo assim, esse trabalho, tem como proposta apresentar um relato de experiência vivenciado durante o primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica (PRP), com atividades desenvolvidas em uma turma do segundo ano do Médio Integrado em Edificações no IF Sertão-PE Campus/Salgueiro. Metodologia: O módulo foi dividido em três etapas, onde na primeira os alunos bolsistas, preceptores e orientadores de cada Escola-Campo da região, passaram por uma formação complementar desenvolvida pela coordenação do PRP em conjunto com as orientações estabelecidas pela CAPES. Na segunda e terceira etapas, os alunos foram alocados em uma turma do ensino médio, onde tínhamos que preparar e desenvolver atividades de regência. Resultados: Na terceira etapa foram ministradas as aulas, divididas em síncronas e assíncronas. Em uma delas, foi utilizado a plataforma Kahoot, onde foi possível notar uma dinamicidade maior da aula. Em outras aulas, por meio de vídeos gravados, foram abordados alguns conceitos físicos e  aplicações do dia a dia. Com o uso de vídeos de forma assíncrona, houve um aproveitamento de tempo maior do professor da turma, além disso, todo o processo de construção das gravações das aulas serviu de aprendizado. Considerações Finais: As atividades desenvolvidas durante esse módulo, foram de grande importância para minha formação, visto que enfrentamos diversas situações antes da aplicação das aulas. O processo de formação fornecido pelo (PRP) ajudou bastante ao acesso de novas tecnologias e metodologias para melhorar o ensino. A regência proporcionou noções que um professor deve possuir, como administração de tempo, organização de conteúdo, preparação de atividades e experiências que só na prática são possíveis.

Palavras-chave


Relato de Experiência; Residência Pedagógica; Ensino Médio; Regência; Kahoot.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Marcelo Augusto Alves da Silva, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.