Relato De Experiências Do Primeiro Módulo Do Programa Residência Pedagógica
Resumo
Introdução: Na formação inicial o estudante de licenciatura além de adquirir uma formação em sua área de interesse, necessita de experiências práticas educacionais para uma melhor preparação como futuro docente. Desse modo, o Programa Residência Pedagógica, assim como o estágio supervisionado, permite que o discente se insira em uma sala de aula, onde o mesmo assume a preparação das aulas, a elaboração de planos de aula, o desenvolvimento de atividades e a execução das aulas. Objetivos: Sendo assim, esse trabalho, tem como proposta apresentar um relato de experiência vivenciado durante o primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica (PRP), com atividades desenvolvidas em uma turma do segundo ano do Médio Integrado em Edificações no IF Sertão-PE Campus/Salgueiro. Metodologia: O módulo foi dividido em três etapas, onde na primeira os alunos bolsistas, preceptores e orientadores de cada Escola-Campo da região, passaram por uma formação complementar desenvolvida pela coordenação do PRP em conjunto com as orientações estabelecidas pela CAPES. Na segunda e terceira etapas, os alunos foram alocados em uma turma do ensino médio, onde tínhamos que preparar e desenvolver atividades de regência. Resultados: Na terceira etapa foram ministradas as aulas, divididas em síncronas e assíncronas. Em uma delas, foi utilizado a plataforma Kahoot, onde foi possível notar uma dinamicidade maior da aula. Em outras aulas, por meio de vídeos gravados, foram abordados alguns conceitos físicos e aplicações do dia a dia. Com o uso de vídeos de forma assíncrona, houve um aproveitamento de tempo maior do professor da turma, além disso, todo o processo de construção das gravações das aulas serviu de aprendizado. Considerações Finais: As atividades desenvolvidas durante esse módulo, foram de grande importância para minha formação, visto que enfrentamos diversas situações antes da aplicação das aulas. O processo de formação fornecido pelo (PRP) ajudou bastante ao acesso de novas tecnologias e metodologias para melhorar o ensino. A regência proporcionou noções que um professor deve possuir, como administração de tempo, organização de conteúdo, preparação de atividades e experiências que só na prática são possíveis.
Palavras-chave
Relato de Experiência; Residência Pedagógica; Ensino Médio; Regência; Kahoot.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Marcelo Augusto Alves da Silva, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.