Relato De Experiência: Formação, Aperfeiçoamento E Dificuldades Das Práticas Pedagógicas No mbito Do Residência Pedagógica.

Elainy Bezerra Vieira, Daiane Maria Dos Santos Ribeiro, Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva

Resumo


Introdução: A passagem dos licenciandos pelas salas de aula se dá ainda na graduação. É no estagio, o momento que eles vão colocar em prática seus saberes e entender a necessidade de reconstruir suas metodologias. Além do estágio curricular, programas de formação voltados para educação dão a oportunidade aos estudantes interagirem e vivenciarem o ambiente escolar. É o caso do Programa Residência Pedagógico (PRP) que possibilita a troca de experiências entre os próprios licenciandos. Objetivos: Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de atuação da residente que é graduanda do curso de licenciatura em física, durante o primeiro módulo do PRP com atuação na turma do proeja. Metodologia: A metodologia utilizada foi pautada em formações para os residentes, distribuições de atividades de regência com aulas síncronas e assíncronas onde se trabalhavam os assuntos da área de termologia. E na construção e elaboração de vídeos, apresentando experimentos de baixo custo para explicar fenômenos físicos na turma do 3º Período do Proeja em Edificações. Assim como reuniões com seus colegas residentes, docente orientadora e professor preceptor para compartilhamento de experiências. Resultados: As formações deram suporte e trouxeram ao conhecimento dos residentes as metodologias ativas, a importância da pesquisa, o funcionamento do PRP entre outros saberes. As reuniões com os colegas residentes proporcionaram o compartilhamento das experiências vivenciadas durante a regência. A atuação em sala de aula com a turma do POEJA possibilitou reflexões acerca da evolução, construção, dificuldades das práticas e metodologias. Considerações Finais: As dificuldades enfrentadas quando estamos vivenciando na pratica o ambiente escolar nos mostra que precisamos discutir bem mais a formação docente, lidamos com distintos contextos sociais e aprendizagens diferentes como nas dificuldades de ensino e aprendizagem vivenciadas na turma do proeja, e nem sempre estamos preparados para as situações que surgem dentro de sala de aula.

Palavras-chave


Residência Pedagógica; Experiências; Proeja.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Elainy Bezerra Vieira, Daiane Maria Dos Santos Ribeiro, Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.