Relato De Experiência: Formação, Aperfeiçoamento E Dificuldades Das Práticas Pedagógicas No mbito Do Residência Pedagógica.
Resumo
Introdução: A passagem dos licenciandos pelas salas de aula se dá ainda na graduação. É no estagio, o momento que eles vão colocar em prática seus saberes e entender a necessidade de reconstruir suas metodologias. Além do estágio curricular, programas de formação voltados para educação dão a oportunidade aos estudantes interagirem e vivenciarem o ambiente escolar. É o caso do Programa Residência Pedagógico (PRP) que possibilita a troca de experiências entre os próprios licenciandos. Objetivos: Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de atuação da residente que é graduanda do curso de licenciatura em física, durante o primeiro módulo do PRP com atuação na turma do proeja. Metodologia: A metodologia utilizada foi pautada em formações para os residentes, distribuições de atividades de regência com aulas síncronas e assíncronas onde se trabalhavam os assuntos da área de termologia. E na construção e elaboração de vídeos, apresentando experimentos de baixo custo para explicar fenômenos físicos na turma do 3º Período do Proeja em Edificações. Assim como reuniões com seus colegas residentes, docente orientadora e professor preceptor para compartilhamento de experiências. Resultados: As formações deram suporte e trouxeram ao conhecimento dos residentes as metodologias ativas, a importância da pesquisa, o funcionamento do PRP entre outros saberes. As reuniões com os colegas residentes proporcionaram o compartilhamento das experiências vivenciadas durante a regência. A atuação em sala de aula com a turma do POEJA possibilitou reflexões acerca da evolução, construção, dificuldades das práticas e metodologias. Considerações Finais: As dificuldades enfrentadas quando estamos vivenciando na pratica o ambiente escolar nos mostra que precisamos discutir bem mais a formação docente, lidamos com distintos contextos sociais e aprendizagens diferentes como nas dificuldades de ensino e aprendizagem vivenciadas na turma do proeja, e nem sempre estamos preparados para as situações que surgem dentro de sala de aula.
Palavras-chave
Residência Pedagógica; Experiências; Proeja.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Elainy Bezerra Vieira, Daiane Maria Dos Santos Ribeiro, Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.