Literatura de Cordel no Ensino de Eletricidade: Um Relato de Experiência

Henrique Cândido Feitosa, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Resumo


Introdução: O ensino de Física é algo muito complexo tanto para o professor quanto para o aluno, e os motivos são diversos. A prática do ensino deve ser de forma a mostrar aos alunos que a Física está presente no seu cotidiano e em situações que ele nem imaginava. A fim de encontrar soluções para os desafios do ensino da Física, esse projeto mostra o potencial didático-pedagógico de folhetos de cordel, pois ele fornece condições que tornam o ensino de Física mais próximo da situação real dos alunos. Objetivos: Desmistificar o ensino de Física utilizando a literatura do Cordel como ferramenta metodológica na aprendizagem do conteúdo de Eletricidade. Metodologia: O andamento desta atividade se deu através do PIBID em conjunto com o professor supervisor em um processo de 5 fases. Iniciamos a aula com uma avaliação prévia de 5 perguntas sobre Eletricidade enviado via Google Forms, mantendo o anonimato do discente. Apresentamos o Cordel. Dividimos a turma em 4 grupos. Depois, os grupos fizeram suas apresentações e o restante da turma avaliou. E aplicamos um questionário final com 3 perguntas enviado via Google Forms, mantendo o anonimato do aluno. Resultados: Todos os grupos conseguiram confeccionar e apresentar o Cordel dentro do prazo estipulado. O primeiro questionário foi aplicado para analisar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos, e teve o total de 13 respostas. Já o questionário final foi aplicado com o intuito de avaliar a aplicação do Cordel como forma de avaliação no assunto abordado, onde pudemos perceber que o feedback em relação a aplicação do Cordel no conteúdo de Eletricidade foi bastante positivo. Considerações Finais: Nosso projeto de intervenção vem para melhorar a questão do ensino-aprendizado, utilizando ferramentas diferentes para auxiliar o professor na questão do ensino remoto. Apesar das dificuldades com a conexão, curto prazo de tempo e a falta de recursos, observamos que toda a turma se empenhou e conseguiu entregar um bom material, o que é muito satisfatório em meio a tantas dificuldades. E quero lembrar  que este é um trabalho desenvolvido por bolsistas do PIBID do IFSertãoPE campus Serra Talhada.


Palavras-chave


Cordel; Ensino Remoto; Física

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Henrique Cândido Feitosa, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.