Literatura de Cordel no Ensino de Eletricidade: Um Relato de Experiência
Resumo
Introdução: O ensino de Física é algo muito complexo tanto para o professor quanto para o aluno, e os motivos são diversos. A prática do ensino deve ser de forma a mostrar aos alunos que a Física está presente no seu cotidiano e em situações que ele nem imaginava. A fim de encontrar soluções para os desafios do ensino da Física, esse projeto mostra o potencial didático-pedagógico de folhetos de cordel, pois ele fornece condições que tornam o ensino de Física mais próximo da situação real dos alunos. Objetivos: Desmistificar o ensino de Física utilizando a literatura do Cordel como ferramenta metodológica na aprendizagem do conteúdo de Eletricidade. Metodologia: O andamento desta atividade se deu através do PIBID em conjunto com o professor supervisor em um processo de 5 fases. Iniciamos a aula com uma avaliação prévia de 5 perguntas sobre Eletricidade enviado via Google Forms, mantendo o anonimato do discente. Apresentamos o Cordel. Dividimos a turma em 4 grupos. Depois, os grupos fizeram suas apresentações e o restante da turma avaliou. E aplicamos um questionário final com 3 perguntas enviado via Google Forms, mantendo o anonimato do aluno. Resultados: Todos os grupos conseguiram confeccionar e apresentar o Cordel dentro do prazo estipulado. O primeiro questionário foi aplicado para analisar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos, e teve o total de 13 respostas. Já o questionário final foi aplicado com o intuito de avaliar a aplicação do Cordel como forma de avaliação no assunto abordado, onde pudemos perceber que o feedback em relação a aplicação do Cordel no conteúdo de Eletricidade foi bastante positivo. Considerações Finais: Nosso projeto de intervenção vem para melhorar a questão do ensino-aprendizado, utilizando ferramentas diferentes para auxiliar o professor na questão do ensino remoto. Apesar das dificuldades com a conexão, curto prazo de tempo e a falta de recursos, observamos que toda a turma se empenhou e conseguiu entregar um bom material, o que é muito satisfatório em meio a tantas dificuldades. E quero lembrar que este é um trabalho desenvolvido por bolsistas do PIBID do IFSertãoPE campus Serra Talhada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Henrique Cândido Feitosa, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.