Aplicando Simulação Sobre A Eletricidade Estática: Relato De Uma Experiência.

Lucas Ramos Pereira, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar De Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Resumo


Introdução: A física é apontada como uma matéria cheia de complicações para o aprendizado. Acima disso, surgiram novos desafios no cenário de distanciamento social por conta da covid-19, no qual o ensino remoto foi o meio adotado não só pelo nosso campus, mas por muitas escolas e universidades espalhadas pelo nosso país. Assim, pensando em despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, fizemos um trabalho de demonstração da simulação Balões e Eletricidade Estática, criada pela Universidade do Colorado. Objetivos: O trabalho apresentado teve como meta auxiliar o ensino-aprendizagem relacionado ao assunto eletricidade por meio da simulação. Metodologia: Foi colocada a proposta de apresentar uma simulação na turma do terceiro ano. No dia da exposição, antes de tudo, o professor ministrou sua aula sobre o assunto eletricidade via remota. Depois disso, houve a minha intervenção didática que pretendeu correlacionar teoria e prática por meio da simulação Balões e Eletricidade Estática. Por último, mais uma atividade do Pibid que aponta a importância do programa na formação de docentes e na integração entre educação superior e educação básica. Resultados: Preservando o anonimato da turma, a percepção do aprendizado foi visto com a participação oral após a apresentação, a conciliação que eles fizeram entre a simulação e a aula que o professor ministrou etc. Antes da apresentação, foi pedido para eles responderem um formulário: a maioria das perguntas foram respondidas nas alternativas erradas. Após a simulação, enviei um segundo formulário e os números cresceram: a maioria das respostas foram nas alternativas corretas. Considerações Finais: Descobrimos que a simulação desperta o interesse dos alunos, principalmente daqueles que tem dificuldades para aprender o estudo da eletrização. O contato visual com as movimentações das cargas e dos objetos que a simulação oferece, torna mais didático o conteúdo, facilitando a compreensão dos assuntos abordados nos livros. Como futuros professores, precisamos melhorar as explicações, a formulação dos exercícios e mostrar de forma mais eficaz a presença da física no dia-a-dia dos alunos.


Palavras-chave


Simulação – Eletricidade – Ensino remoto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Lucas Ramos Pereira, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar De Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.