Aplicando Simulação Sobre A Eletricidade Estática: Relato De Uma Experiência.
Resumo
Introdução: A física é apontada como uma matéria cheia de complicações para o aprendizado. Acima disso, surgiram novos desafios no cenário de distanciamento social por conta da covid-19, no qual o ensino remoto foi o meio adotado não só pelo nosso campus, mas por muitas escolas e universidades espalhadas pelo nosso país. Assim, pensando em despertar a curiosidade e o interesse dos alunos, fizemos um trabalho de demonstração da simulação Balões e Eletricidade Estática, criada pela Universidade do Colorado. Objetivos: O trabalho apresentado teve como meta auxiliar o ensino-aprendizagem relacionado ao assunto eletricidade por meio da simulação. Metodologia: Foi colocada a proposta de apresentar uma simulação na turma do terceiro ano. No dia da exposição, antes de tudo, o professor ministrou sua aula sobre o assunto eletricidade via remota. Depois disso, houve a minha intervenção didática que pretendeu correlacionar teoria e prática por meio da simulação Balões e Eletricidade Estática. Por último, mais uma atividade do Pibid que aponta a importância do programa na formação de docentes e na integração entre educação superior e educação básica. Resultados: Preservando o anonimato da turma, a percepção do aprendizado foi visto com a participação oral após a apresentação, a conciliação que eles fizeram entre a simulação e a aula que o professor ministrou etc. Antes da apresentação, foi pedido para eles responderem um formulário: a maioria das perguntas foram respondidas nas alternativas erradas. Após a simulação, enviei um segundo formulário e os números cresceram: a maioria das respostas foram nas alternativas corretas. Considerações Finais: Descobrimos que a simulação desperta o interesse dos alunos, principalmente daqueles que tem dificuldades para aprender o estudo da eletrização. O contato visual com as movimentações das cargas e dos objetos que a simulação oferece, torna mais didático o conteúdo, facilitando a compreensão dos assuntos abordados nos livros. Como futuros professores, precisamos melhorar as explicações, a formulação dos exercícios e mostrar de forma mais eficaz a presença da física no dia-a-dia dos alunos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Lucas Ramos Pereira, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar De Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.