Aprendendo A Lei De Coulomb Com O Auxílio Das Simulações: Um Relato De Experiência.

Elismárcio Mandú dos Santos, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Resumo


Introdução: Com a chegada do Ensino Remoto, inovações foram necessárias nas metodologias usadas para ensinar. Um exemplo é o uso de simulações como forma de substituir os experimentos físicos facilitando a compreensão dos alunos. Nesse período de pandemia, os experimentos possam ser devidamente substituídos. Objetivos: Apresentar uma simulação interativa para facilitar a compreensão dos alunos com relação a Lei de Coulomb. Metodologia: Foi feita uma intervenção didática com a aplicação da simulação Lei de Coulomb, criada pela universidade do Colorado, para complementar o ensino- aprendizagem dos alunos do 3º Ano B - Logística no IF Sertão PE - campus Serra Talhada. Na aplicação da simulação foi levado em consideração que os alunos já haviam estudado previamente os conceitos iniciais, utilizou-se o uso de questionários, prévio e final, no google forms mantendo o anonimato dos alunos para analisar o que eles haviam aprendido. Resultados: Os resultados obtidos nos questionários foi um nível alto de participação e acertos no questionário prévio, 21 alunos responderam com uma média de 13 acertos por questão. Porém, no questionário final tivemos uma diminuição na participação por conta da queda de aceso de muitos alunos, foram apenas 13 participantes com uma média de 5 acertos por questão. As ferramentas usadas no Ensino remoto, especificamente a internet, não são favoráveis muitas vezes, complicando a participação dos alunos. Considerações Finais: A utilização das simulações computacionais é uma metodologia viável para se utilizar nas aulas, como uma ferramenta extra de ensino e em tempo turbulentos como os vividos é a melhor forma de substituir os experimentos físicos e não deixar nenhuma lacuna na interlocução entre teoria e prática. Já o Ensino Remoto ainda está precisando de adaptações para que professores e alunos possam se situar e, de fato, tornar esse sistema de ensino mais produtivo para todos.


Palavras-chave


Ensino Remoto; Metodologias; Simulações.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Elismárcio Mandú dos Santos, Marcelo Souza da Silva, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Alessio Tony Batista Celeste

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.