Efeito antimicrobiano ex situ do extrato natural das folhas do marmeleiro frente ao Staphylococcus Aureus e Lactobacillus Spp.

Bruna Walleska Campos Nascimento, Rodolfo de Moraes Peixoto, Maura Marinete de Sousa, Eliatania Clementino Costa, Giovanna Nogueira da Silva Avelino Oliveira Rocha

Resumo


Alguns problemas constituem sérios entraves para o crescimento da caprinovinocultura na região Nordeste, podendo-se citar, aqueles de origem sanitária. Dentre estes, destaca-se a mastite, sendo fundamental importância a descoberta de produtos naturais com potencial para uso na terapia das infecções intramamárias em cabras leiteiras, porém que não interfiram na viabilidade dos microrganismos empregados nos processos tecnológicos do leite, tais como os Lactobacillus spp. O objetivo deste trabalho foi avaliar a interferência do extrato etanólico do Croton blanchetianus (marmeleiro) frente a bactérias de importância na saúde pública e na tecnologia de produtos lácteos. No tratamento n.1, uma amostra de leite estéril foi inoculada com o S. aureus e o Lactobacillus spp., sendo classificado como o controle positivo nesta etapa. Já no tratamento n.2, o leite foi inoculado com o S. aureus, o Lactobacillus spp. e o EEB do marmeleiro. Para o plaqueamento foram utilizados três meios de cultura distintos, com o objetivo de observar o crescimento de S. aureus em meio Baird Parker, Lactobacillus spp. em meio MRS ágar e o crescimento de bactérias totais em meio PCA ágar.: De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar uma redução na contagem de S. aureus de 8,95 x 108 para 6,7 x 108 UFC/mL, indicado que o extrato do C.  blanchetianus apresenta boa atividade antimicrobiana frente a um importante patógeno para saúde pública. Também foi verificada uma atividade antibacteriana, com uma redução no número de colônias do Lactobacillus spp. de 9,25 x 108 para 5,95 x 108 UFC/mL. Foi observado que o extrato etanólico bruto do marmeleiro apresenta uma boa atividade antimicrobiana frente à bactéria S. aureus, importante patógeno para cabras e ovelhas no semiárido brasileiro. No entanto, o Lactobacillus spp. também foi sensível ao extrato o que sugere cautela na utilização de produtos naturais com potencial antibacteriano.


Palavras-chave


Produtos naturais; patógenos; derivados lácteos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Bruna Walleska Campos Nascimento, Rodolfo de Moraes Peixoto, Maura Marinete de Sousa, Eliatania Clementino Costa, Giovanna Nogueira da Silva Avelino Oliveira Rocha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.