Avaliação da atividade inseticida por fumigação do óleo essencial de Ccroton Blanchetianus Baill (Euphorbiaceae) sobre Callosobruchus Maculatus Fabricius, 1775 (Coleoptera: Chrysomelidae)

Michele Sousa Travassos Torres, Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves Gervásio, José Alves de Siqueira Filho, Valdísia Celestino de Vasconcelos, Oresthes Márlon Alves e Silva

Resumo


Dentre os principais insetos que danificam produtos armazenados, o caruncho Callosobruchus maculatus, é considerado uma praga importante do feijão-caupi. Tradicionalmente, seu controle é realizado por meio de inseticidas sintéticos, o que tem causado diversos problemas, como o desenvolvimento de resistência aos princípios ativos e riscos à saúde humana. Nesse sentido, uma alternativa para o seu controle mais sustentável tem sido a utilização de óleos essenciais (OEs) com ação inseticida. Considerando a complexa composição química dos óleos essenciais, o que lhes conferem diferentes atividades biológicas, o objetivo do presente estudo foi avaliar o potencial inseticida do OE de folhas de Croton blanchetianus (Marmeleiro da Caatinga) em testes de biofumigação, sobre o caruncho C. maculatus. O teste foi conduzido com 5 tratamentos (0; 0,9; 1,8; 3,6 e 7,20 µL/750 mL de ar) e 5 repetições. Quinze adultos foram transferidos para potes de vidro (750 mL) contendo 10 g de feijão. O OE, nas diferentes dosagens, foi aplicado em tiras de papel de filtro, as quais ficaram suspensas entre a tampa e o interior do pote, por meio de um tecido, evitando-se seu contato com os insetos. Após 48 horas, foi realizada a contagem dos insetos mortos e os dados foram submetidos à análise de regressão. Os dados demonstraram linearidade crescente entre as doses de OE e mortalidade dos insetos. O tratamento com 3,6 µL de OE provocou 100% de mortalidade, apontando um efeito fumigante significativo. Silva, et. al, 2020 já haviam demostrado a ação dessa espécie sobre C. macullatus, em avaliação do efeito de contato e residual em diferentes períodos de armazenamento. No presente trabalho, entretanto, verificou-se a necessidade de uma menor dosagem do OE quando aplicado em teste de biofumigação. A espécie C. blanchetianus se mostrou promissora para o manejo de pragas. A espécie, nativa da caatinga apresenta grande disponibilidade no ambiente e boa eficácia inseticida. O presente trabalho indica que o seu OE pode desempenhar papel importante no controle do C. maculatus. Diante dos resultados, pretende-se determinar a DL50 por biofumigação, sobre essa praga, para se obter mais informações que venham agregar valor ao referido óleo como produto inseticida.


Palavras-chave


plantas aromáticas; insetos-praga; grãos armazenados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Michele Sousa Travassos Torres, Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves Gervásio, José Alves de Siqueira Filho, Valdísia Celestino de Vasconcelos, Oresthes Márlon Alves e Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.