Avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial da cebola roxa por ultrassom

Jayne Ribeiro de Lima, Arão Cardoso Viana, Deiseele de Souza Santos, Juliana Cantalino dos Santos

Resumo


A cebola roxa é comercializada em grande escala por todo o mundo.  A mesma possui um elevado poder antioxidante e uma grande quantidade de compostos fenólicos em sua estrutura, ressaltando as quercetinas e antocianinas nas variedades amarela e roxa, respectivamente. Por apresentarem agradáveis características sensoriais, a busca e produção da cebola tem aumentado gradativamente. Seu potencial antimicrobiano vem sendo estudado, sendo necessário ainda maiores aprofundamentos nesses estudos. Por esse motivo, o presente trabalho teve como objetivo buscar uma nova forma de utilidade para a hortaliça descartada. Pensando nisso, foi elaborada a extração e caracterização do óleo essencial da cebola roxa, para testar o efeito antioxidante e bacteriostático, de acordo com a análise de difusão de disco, utilizando as bactérias Escherichia Coli e Staphylococcus Aureus SPP. As amostras foram coletadas na cidade de Juazeiro-BA. As amostras foram secas em temperatura de 60°C por 24 horas. Após a cebola roxa já triturada, foi levada ao agitador mecânico por 2 horas em solventes Hexano PA e Etanol PA. Em seguida foi transferido para o equipamento ultrassônico durante 1 horas para extração e posterior roto-evaporação em temperatura de 65ºC. No óleo obtido foi avaliada a atividade antimicrobiana para E. coli e Staphylococcus aureus SPP. Na atividade antimicrobiana, o óleo essencial extraído com hexano não demonstrou inibição satisfatória, possivelmente decorrente da utilização do método a frio e temperatura ambiente, acarretando na não extração dos compostos responsáveis e necessários para a inibição do E. coli. Para Etanol,as análises microbiológicas comprovam a ação bacteriostática, constatado através do halo formado pela bactéria ao redor do disco, feito a média nos três discos, obtendo um diâmetro de 9mm. Apesar da metodologia realizada ter demonstrado características pouco favoráveis para a extração utilizando o hexano, puderam-se notar diversas vantagens na técnica retratada. Novos estudos e técnicas devem ser realizados em relação às propriedades antioxidantes presentes na casca e parte comestível da cebola roxa em busca de resultados mais confiáveis.


Palavras-chave


Antimicrobiano; Extração; Desinfecção.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Jayne Ribeiro de Lima, Arão Cardoso Viana, Deiseele de Souza Santos, Juliana Cantalino dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.