Estudo do resíduo da laranja

Ana Maria dos Santos Alencar de Oliveira, Marcelo Eduardo Alves Olinda de Souza

Resumo


A laranja (Citrus sinensis L.) é uma das frutas mais consumidas no mundo, pois possui grande quantidade de vitamina C e, consequentemente, inúmeros benefícios para a saúde. O Brasil é considerado mundialmente o maior produtor de laranja, bem como do suco da fruta, com aproximadamente 17 milhões de toneladas.. Estudos com frutas cítricas têm indicado maior concentração de compostos nas cascas de frutas e, com isso, a busca por antioxidantes naturais para produtos alimentícios, vem sendo cada vez mais importante para a pesquisa. Diante do exposto, o objetivo da presente pesquisa foi fazer o levantamento teórico da composição e dos benefícios das partes descartadas da laranja, além de estudar e explorar os potenciais usos do resíduo agroindustrial da fruta. Foi realizada uma pesquisa de tipo descritiva, levantando os resultados de trabalhos de outros autores, referente ao aproveitamento de resíduos do processamento caseiro e/ou industrial da laranja. Nos resultados de trabalhos pesquisados, foi observado que  o resíduo da laranja é considerada uma matéria-prima interessante para a obtenção de extratos de alto valor agregado e viável economicamente, pois na sua composição, por exemplo, possui um alto teor de fibras, vitaminas, minerais, substâncias fenólicas e flavonóides, que possuem efeito benéfico à saúde e previnem doenças. A utilização de resíduos da laranja é favorável devido aos componentes encontrados nos relatos de estudos de diversos autores. De acordo com os resultados encontrados, conclui-se que o resíduo da laranja é uma ótima alternativa que contribui para o desenvolvimento de tecnologias limpas e agregar valor a subprodutos provenientes de processos caseiros e, principalmente, da indústria de alimentos e bebidas.


Palavras-chave


Frutas, descartes, benefícios.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Ana Maria dos Santos Alencar de Oliveira, Marcelo Eduardo Alves Olinda de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.