O Uso De Quiz Online No Ensino Remoto Como Ferramenta Dinâmica E Metodológica Nas Aulas De Química

Eliane da Costa Santos, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Renato César da Silva

Resumo


Introdução: No cenário pandêmico que se vivencia, a inserção e utilização de ferramentas digitais tornam-se indispensáveis nesse formato que rege o ensino remoto, uma vez que, auxilia tanto o professor na inovação de suas metodologias, quanto os alunos, no que diz respeito à participação durante a execução. Essas estratégias permitem um momento prazeroso, interativo e diversificado nas aulas síncronas. Objetivos: A atividade objetivou no uso de quiz online como recurso metodológico para a revisão e assimilação de conceitos abordados no momento síncrono via Google Meet, referente ao conteúdo das propriedades periódicas e aperiódicas, desenvolvido em uma turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado do IFSertãoPE-Campus Ouricuri, durante a execução do I módulo da Residência Pedagógica. Metodologia: Neste trabalho foi apresentado uma estratégia para a revisão dos conceitos ministrados. A plataforma Quizziz foi utilizada permitindo a criação e execução de Quizes dinâmicos. No Quiz foi desenvolvido 15 questões de múltipla escolha. Individualmente, os alunos acessaram o mesmo através do link fornecido no chat do Meet. O Quiz apresentava poderes extras que apareciam conforme os acertos, e cada questão possuíam tempo delimitado. No final, foi gerado o ranking com o desempenho de cada estudante. Resultados: O uso desta ferramenta digital promoveu a revisão dos conceitos e uma melhor assimilação do conteúdo ministrado, além de proporcionar a interação da bolsista do Residência Pedagógica com os alunos atendidos pelo programa. A eficácia da atividade se ofereceu pelo empenho dos alunos no desenrolar das questões apresentadas no Quiz.  Foi possível a verificação da efetividade desta estratégia como facilitadora na aquisição do conteúdo e inovação metodológica, principalmente neste ensino remoto. Considerações Finais: O Programa Residência Pedagógica possui fundamental importância para a formação docente, proporcionando aos residentes oportunidades de aplicar e adquirir conhecimentos metodológicos em situações da prática profissional. Portanto, este trabalho demonstra a importância da diversificação das estratégias pedagógicas para o ensino e aprendizagem em química, visando significância na construção do conhecimento por parte tanto dos alunos, quanto, do professor.

Palavras-chave


estratégias; aprendizagem; ferramentas digitais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Eliane da Costa Santos, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Renato César da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.