O Uso De Quiz Online No Ensino Remoto Como Ferramenta Dinâmica E Metodológica Nas Aulas De Química
Resumo
Introdução: No cenário pandêmico que se vivencia, a inserção e utilização de ferramentas digitais tornam-se indispensáveis nesse formato que rege o ensino remoto, uma vez que, auxilia tanto o professor na inovação de suas metodologias, quanto os alunos, no que diz respeito à participação durante a execução. Essas estratégias permitem um momento prazeroso, interativo e diversificado nas aulas síncronas. Objetivos: A atividade objetivou no uso de quiz online como recurso metodológico para a revisão e assimilação de conceitos abordados no momento síncrono via Google Meet, referente ao conteúdo das propriedades periódicas e aperiódicas, desenvolvido em uma turma do 1º ano do Ensino Médio Integrado do IFSertãoPE-Campus Ouricuri, durante a execução do I módulo da Residência Pedagógica. Metodologia: Neste trabalho foi apresentado uma estratégia para a revisão dos conceitos ministrados. A plataforma Quizziz foi utilizada permitindo a criação e execução de Quizes dinâmicos. No Quiz foi desenvolvido 15 questões de múltipla escolha. Individualmente, os alunos acessaram o mesmo através do link fornecido no chat do Meet. O Quiz apresentava poderes extras que apareciam conforme os acertos, e cada questão possuíam tempo delimitado. No final, foi gerado o ranking com o desempenho de cada estudante. Resultados: O uso desta ferramenta digital promoveu a revisão dos conceitos e uma melhor assimilação do conteúdo ministrado, além de proporcionar a interação da bolsista do Residência Pedagógica com os alunos atendidos pelo programa. A eficácia da atividade se ofereceu pelo empenho dos alunos no desenrolar das questões apresentadas no Quiz. Foi possível a verificação da efetividade desta estratégia como facilitadora na aquisição do conteúdo e inovação metodológica, principalmente neste ensino remoto. Considerações Finais: O Programa Residência Pedagógica possui fundamental importância para a formação docente, proporcionando aos residentes oportunidades de aplicar e adquirir conhecimentos metodológicos em situações da prática profissional. Portanto, este trabalho demonstra a importância da diversificação das estratégias pedagógicas para o ensino e aprendizagem em química, visando significância na construção do conhecimento por parte tanto dos alunos, quanto, do professor.
Palavras-chave
estratégias; aprendizagem; ferramentas digitais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Eliane da Costa Santos, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Renato César da Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.