Ensino Remoto De Química: Afetividade Como Meio De Aproximação Dos Alunos E Auxilio Conjunto Para Superação De Adversidades

Emanuel Lucas Gonçalves Silva Arvelino, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Renato Cesar da Silva

Resumo


Introdução: O PRP é um aliado importante para a formação profissional de um indivíduo, buscando oferecer uma nova visão como educador e condições para desenvolver uma boa prática docente. O presente contexto, provocado pela Covid-19, retrata o cenário educacional de forma abalada, passando grandes mudanças, necessitando formar professores que possam atuar em diversas situações de ensino, até de modo remoto. Objetivos: O presente relato de experiência tem como objetivo mencionar situações vivenciadas em sala de aula virtual pelo ensino remoto, num contexto de pandemia, na turma INFO 2020.1 Manhã. As várias ferramentas foram utilizadas como recurso educacional, o que poderá contribuir para a prática docente dos colegas residentes e professores, além de aproximar as realidades vivenciadas. Metodologia: As aulas aconteceram de forma síncrona e assíncrona. Tanto o Google Meet quanto o Google Classroom são extensões do Google. Outros recursos estavam sendo sempre utilizados, sendo: Mendimeister, Kahoot, Goconqr, Sway, Canva e PowerPoint. Alguns desses, são jogos, o que converge a atenção dos alunos e torna a aula mais divertida. Resultados: Nessas aulas remotas, tanto o professor quanto os alunos sentem o peso, pois todos contam com muitas adversidades que, como dito anteriormente, os problemas são causados por perda de conexão de internet e falta de energia elétrica. Nesse momento de pandemia, muitos dos alunos tiveram problemas, tanto em casa, como em relação as próprias aulas, pois nem todos tinham computadores ou tablets., mesmo em meio às adversidades, os alunos se empenhavam e se ajudavam. Considerações Finais: A interação com a turma, os bons momentos vivenciados, as críticas, as sugestões e a parceria estabelecida tanto com os alunos quanto com o professor supervisor contribuíram para um enorme aprimoramento pessoal e profissional. Além disso, a busca por ferramentas de ensino, as formulações das aulas e dos seus respectivos planos contribuiu para uma grande experiência e que ocasionará muitos frutos futuramente.

Palavras-chave


Ensino Remoto, Química, Afetividade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Emanuel Lucas Gonçalves Silva Arvelino, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Renato Cesar da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.