Boardgame Como Sequência Didática Em Hidrostática

Vinicius Vieira de Carvalho, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Edijanio Carvalho Nunes

Resumo


Introdução: Cada vez mais o foco das escolas é na preparação dos discentes para os vestibulares, um problema disso é a falta de tempo hábil para trabalhar os tópicos solicitados, que leva a alguns conteúdos serem negligenciados. O desafio atual dos docentes é achar novas metodologias para trabalhar esses tópicos de forma conceitual e não só matemática, já que a demanda faz essa redução. O trabalho utiliza da gamificação na criação de um boardgame para conceituar o tópico de hidrostática. Objetivos: A partir do processo de criação de um boardgame (jogo de tabuleiro), realizar a síntese significativa dos tópicos de hidrostática. I - Revisar os tópicos de hidrostática com enfoque conceitual; II - Ministrar um minicurso de utilização da plataforma para criação do boardgame de forma remota e presencial, essa é  a base para que os alunos criem seus modelos; III - Realizar uma mostra (feira), a fim de expor o trabalho dos alunos. Metodologia: Um projeto interventivo que foge dos padrões comumente visto em salas de aula acaba normalmente englobando mais de um tipo de metodologia, tanto ativa quanto passiva para o seu desenvolvimento completo. Deste modo, dividir o projeto em etapas e classificar a metodologia utilizada em cada etapa, é a forma mais coerente de organização e fundamentação dos processos. A gamificação metodologia principal deste trabalho engloba aulas expositivas, PBL, FC e mostra dividida em três etapas de aplicação. Resultados: A avaliação do trabalho está sendo feita de modo contínuo durante sua aplicação, alguns marcadores como interação, avaliações bimestrais e questionários, mostram que o objetivo previsto vem entrando em completude no avanço  temporal. Ainda assim o encerramento desse projeto, virá a acontecer com um evento de mostra para a escola, apresentando o produto da construção de cada boardgame criado pelos grupos de discentes, o evento ocorrerá após o recesso de forma virtual. Considerações Finais: Buscar metodologias alternativas para diversos fins didáticos, é a diligência de todo docente, o avanço exponencial quantitativo da informação descompassado com a evolução dos métodos de ensino, é um tópico atual que deve causar inquietação a todos que lecionam. O trabalho mostra de forma simples que o principal mecanismo do docente é a reinvenção para fazer o melhor possível com oque tem, até que tenha condições melhores para fazer melhor ainda.

Palavras-chave


HIDROSTÁTICA, ENSINO DE FÍSICA, MÉTODOLOGIAS DE ENSINO.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Vinicius Vieira de Carvalho, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Edijanio Carvalho Nunes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.