Uso De Bibliotecas Virtuais Como Ferramentas De Ensino
Resumo
Introdução: No momento em que a realidade nas escolas mudou devido a Pandemia, foi necessário buscar métodos alternativos de ensino para que os alunos continuassem interessados na aquisição de conhecimento. Desta forma foi utilizado matérias didáticos e lúdicos para complementar o ensino. Fazendo uso de histórias em quadrinhos como método de ensino falamos sobre física e ainda criou-se um ambiente de consulta para que os alunos pudessem ter acesso sempre que possível. Objetivos: Integrar ao ensino materiais que complementem as aulas híbridas e que possam oferecer um aparato ao aluno. Além de possibilitar o acesso sempre que possível a esses matérias como fontes de pesquisa e aprendizado. Metodologia: Uso de matérias didáticos nas aulas presenciais e remotas para que os alunos pudessem discutir e se envolver nós conteúdos estudados com mais facilidade. Quatro histórias em quadrinhos que abordam de maneira bem completa um dos conteúdos visto no primeiro ano do ensino médio, Gravitação Universal. As aulas contaram com conversação e contação de histórias, interdisciplinaridade entre várias áreas do conhecimento e ainda exemplos visíveis no cotidiano sempre relacionados ao tema principal. Resultados: Visto que após uma pesquisa relacionadas ao contato dos alunos com HQs foi possível perceber que a maioria dos alunos tinham interesse em ter mais acesso a esse material, então devido a isso os alunos se envolveram bastante com a proposta e durante as aulas foi possível notar a boa absorção dos conteúdos propostos. E apesar do projeto ter sido reduzido devido as condições sociais, é possível afirmar que foi uma boa experiência tanto para os alunos, quanto para o professor a frente da turma. Considerações Finais: Ser professor é um grande desafio e é necessário estar preparado para as situações que podem se desenvolver durante o exercício dessa profissão. Estar em contato com uma realidade totalmente diferente foi uma experiência importante para se tornar um bom profissional. E apesar das dificuldades foi totalmente possível levar conteúdo aos alunos sem comprometer a aprendizagem e ainda torná-la significativa.
Palavras-chave
Quadrinhos, ensino, aprendizagem.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 José Balduino Pereira Neto, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Edijanio Carvalho Nunes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.