Maquete como recurso didático para o ensino de física contextualizada através de experimentos em energias renováveis
Resumo
Nos últimos anos tem sido crescente a preocupação com o sistema energético no Brasil e no mundo, visto que a principal fonte geradora de energia é proveniente de fontes fósseis. Dessa maneira, este trabalho baseia-se na construção de um objeto de aprendizagem que consiste em uma maquete em que serão inseridos diversos sistemas de energias alternativas, como a energia solar, a energia eólica através de um ventoinha reaproveitada, um tubo de iluminação solar além de um forno solar. O objetivo do presente trabalho foi então desenvolver uma maquete composta de experimentos simples e de baixo custo sobre energia solar e eólica. O projeto foi baseado em uma metodologia de cunho qualitativo, com uma fundamentação explicativa e exploratória, visando o entendimento do tema. Os dados obtidos, foram a partir da construção dos instrumentos experimentais desenvolvidos, de maneira a contemplar a aprendizagem sobre as energias renováveis.O caráter experimental da realização do projeto foi satisfatório, pois desde a idealização de cada equipamento até a sua conclusão foi um período de intenso aprendizado. A elaboração desse projeto nos dá uma noção da importância de trabalhar com a experimentação em sala de aula, pois por meio dela é possível avaliar e descrever os fenômenos físicos envolvidos em cada equipamento de energia renovável, possibilitando a visualização empírica dos resultados teóricos propostos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Italo Samuel Pereira Feitosa, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Lázaro Coelho Nunes
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.