Maquete como recurso didático para o ensino de física contextualizada através de experimentos em energias renováveis

Italo Samuel Pereira Feitosa, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Lázaro Coelho Nunes

Resumo


Nos últimos anos tem sido crescente a preocupação com o sistema energético no Brasil e no mundo, visto que a principal fonte geradora de energia é proveniente de fontes fósseis. Dessa maneira, este trabalho baseia-se na construção de um objeto de aprendizagem que consiste em uma maquete em que serão inseridos diversos sistemas de energias alternativas, como a energia solar, a energia eólica através de um ventoinha reaproveitada, um tubo de iluminação solar além de um forno solar. O objetivo do presente trabalho foi então desenvolver uma maquete composta de experimentos simples e de baixo custo sobre energia solar e eólica. O projeto foi baseado em uma metodologia de cunho qualitativo, com uma fundamentação explicativa e exploratória, visando o entendimento do tema. Os dados obtidos, foram a partir da construção dos instrumentos experimentais desenvolvidos, de maneira a contemplar a aprendizagem sobre as energias renováveis.O caráter experimental da realização do projeto foi satisfatório, pois desde a idealização de cada equipamento até a sua conclusão foi um período de intenso aprendizado. A elaboração desse projeto nos dá uma noção da importância de trabalhar com a experimentação em sala de aula, pois por meio dela é possível avaliar e descrever os fenômenos físicos envolvidos em cada equipamento de energia renovável, possibilitando a visualização empírica dos resultados teóricos propostos.


Palavras-chave


Ensino de Física; Experimentação; Energias Renováveis.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Italo Samuel Pereira Feitosa, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Lázaro Coelho Nunes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.