Determinação de parâmetros físicos e físico-químicos após tratamento osmótico de banana prata (Musa Sapientum)

Adriana Honorato de Souza, Francisco das Chagas de Sousa, Josiana de Souza Camilo

Resumo


A comercialização e o consumo de frutas dão-se predominantemente na forma in natura. Por serem perecíveis, logo se deterioram. Uma forma de prolongar o tempo de disponibilidade de frutas é por meio do processamento. A desidratação osmótica consiste na imersão de frutas em soluções de sacarose concentradas. O trabalho se propõe a estudar o efeito de soluções de sacarose na desidratação osmótica de banana prata, e as alterações nas características nutricionais e físicas do alimento. A banana in natura foi caracterizada fisico-quimicamente através das análises de: umidade, brix, acidez titulável, açúcares, cinzas e vitamina C. As imersões foram feitas em soluções de 40 e 60 °C por 1, 2 e 3h. Para os tempos de 2 e 3h foram analisadas as características físico-químicas e parâmetros físicos de: ganho de sólidos, perda de água e perda de peso. Para a caracterização físico-química após a desidratação os parâmetros alterados foram: umidade, Brix, cinzas e vitamina C, resultados já esperados devido à incorporação de sólidos e também a desidratação. A melhor condição para ganho de sólidos foi para 2h de imersão em solução de 60 °Brix. Nessa condição foi obtido 12,41% em ganho de sólidos. A melhor condição para perda de peso foi 60 °Brix, por 2h, com valor de 14,93%. Em relação às características nutricionais da banana após o tratamento osmótico, houve uma perda na quantidade de Vitamina C, o que já era esperado. Uma vantagem desse tratamento é a incorporação de sólidos, que oferece melhor qualidade organoléptica ao alimento. Para os parâmetros físicos após o tratamento osmótico obteve-se valor razoável para a perda percentual de água. Entretanto, a perda de peso não foi tão considerável para trabalhos registrados na literatura.


Palavras-chave


Desidratação osmótica; Caracterização físico-química; Parâmetros físicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Adriana Honorato de Souza, Francisco das Chagas de Sousa, Josiana de Souza Camilo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.