Ferramenta de autoria online de recursos educacionais abertos

Daniel Inácio Leite, Francisco Kelsen de Oliveira, Jonathan Yuri Rocha dos Santos

Resumo


Almejou-se disponibilizar uma ferramenta de autoria on-line de recursos educacionais abertos (REAs) capaz de proporcionar o uso, reuso, compartilhamento, a criação ou a edição de REAs sem a necessidade de conhecimentos aprofundados de linguagem de programação. O uso de REAs possibilitará o acesso aos conteúdos educacionais sem pagamentos de taxas, assim será possível ter mais conteúdos educacionais digitais nas mais diversas áreas e assuntos adequados pelos próprios docentes ou pelos discentes. O objetivo do presente estudo foi disponibilizar uma ferramenta de autoria online de recursos educacionais abertos (REAs) capaz de proporcionar a difusão, o uso, o reuso, a criação, a edição e o compartilhamento de tais materiais. A pesquisa foi exploratória, pois identificou as ferramentas de autoria, os ambientes de compartilhamento de REA e as funcionalidades a fim de proporcionar um ambiente adequado para difusão, uso e compartilhamento de tais recursos educacionais. O ambiente foi modelado, implantado e testado pela equipe, tendo em vista verificar as possibilidades de integrações com outras ferramentas e garantir as execuções das ações básicas pelos usuários na ferramenta e as reutilizações dos recursos criados. Desenvolveu-se uma solução computacional on-line do tipo WYSIWYG com as funções previstas no objetivo geral do projeto. Foram disponibilizados exemplos de REAs do tipo questionário eletrônico em formatos HTML5 e JavaScript com questões abertas, de múltipla escolha, correção automática, envio de alerta sobre conteúdos e somatório de pontuação obtida. A ferramenta permite usar on-line ou off-line, reusar, baixar, compartilhar ou incorporar os recursos em outras ferramentas ou páginas HTML. A pesquisa alcançou seu objetivo principal ao proporcionar um ambiente para criação, edição, compartilhamento, armazenamento, uso e reuso de questionário em HTML5. Tal ambiente foi denominado de Repositório de Compartilhamento de Recursos Educacionais Interativos e On-line (RECREIO), cujos conteúdos poderão ser usados diretamente pelo navegador web. Contudo, a pesquisa poderá ser continuada com outros tipos de REAs e sob a mesma perspectiva de edição sem conhecimento de linguagem de programação.


Palavras-chave


REAs; Ferramentas de autoria; Reuso.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Daniel Inácio Leite, Francisco Kelsen de Oliveira, Jonathan Yuri Rocha dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.