Análise da temperatura de entrada da partícula na secagem do bagaço de cana em secador ciclônico via simulação no CFX

Laryssa Nayara Medeiros Brito, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Carla Claudiane Lima

Resumo


O setor sucroalcooleiro movimenta em torno de 10% do PIB brasileiro, sendo aproximadamente 55% da safra destinada à produção de etanol, equivalente a 250 mil barris diários. Após a extração do caldo cerca de 50% da umidade fica no bagaço e apesar de ser considerado uma grande fonte de energia, o fator umidade é de extrema importância, pois quanto mais seco o bagaço, maior o potencial energético, bagaço da cana-de-açúcar também pode ser aproveitado como ração animal, adubo, entre outros. O objetivo da presente pesquisa foi contribuir com o estudo numérico e termofluidodinâmico do fenômeno de secagem em ciclone secador por meio da análise da temperatura de entrada da partícula no trabalho de Silva (2016). A pesquisa foi realizada utilizando o pacote comercial ANSYS CFX® 15.0 disponibilizado no Laboratório Computacional de Térmica e Fluidos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande. O modelo matemático usado para descrever o escoamento de partículas corresponde ao modelo multifásico Euleriano-Lagrangeano. Observou-se que o aumento da temperatura da secagem ocasionou um gradiente de temperatura no interior do ciclone, ou seja, com o aumento da temperatura na entrada ocasiona um aumento na variação de temperatura no interior do ciclone. É visto que a pressão diminui de acordo que nos aproximamos do centro do ciclone. Sabendo que o ar entra no ciclone sem a presença de umidade, com o aumento da temperatura ocorre um aumento da fração de água, relacionado a evaporação das partículas. Foi visto o caráter tridimensional de escoamento das partículas e do gás de entrada no interior do ciclone. Observou-se que o aumento da temperatura da secagem ocasionou um gradiente de temperatura no interior do ciclone, consequentemente o aumento da temperatura melhora a eficiência, quanto a fração de água. A pressão diminuiu de acordo com a aproximação do centro do ciclone e a variação da temperatura não alterou a intensidade turbilhonar do escoamento sendo a mesma para as temperaturas estudadas.


Palavras-chave


Secador ciclônico; Bagaço de cana; Partícula; Temperatura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Laryssa Nayara Medeiros Brito, Daniel Cesar de Macedo Cavalcante, Carla Claudiane Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.