A formação dos docentes do proeja e seus impactos na evolução da aprendizagem dos alunos

Ana Paula Lima Gonçalves, Gercivania Gomes da Silva, Rosicleide Maria da Silva Ribeiro, Adriana de Carvalho Figueiredo

Resumo


No Brasil as políticas públicas que regem a educação de jovens e adultos (EJA) são insuficientes. O Decreto nº 5.840/2006, institui no âmbito federal o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Considerando a relevância da EJA, surgem alguns questionamentos: Os docentes que atuam na EJA possuem formação voltada para essa modalidade de ensino? E se não, quais as consequências para o desempenho dos alunos? O projeto de pesquisa intitulado "a formação dos docentes do PROEJA e seus impactos na evolução da aprendizagem dos alunos," teve como objetivo analisar a formação dos professores que lecionaram no PROEJA do Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus Salgueiro e verificar se influenciava de alguma forma no desempenho da turma estudada. Foi realizado a análise do currículo Lattes dos docentes que lecionaram na turma, sendo os dados organizados em planilha com os semestres, professor, disciplina, formação inicial e complementar, pesquisa/trabalho na área da EJA. Estudo do Plano Pedagógico do curso e Projeto Político Institucional do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Coleta de dados da turma no Sistema Acadêmico de Gestão Educacional do campus Salgueiro. Construção de planilha com a formação do professor e a evolução da turma, gráficos e análise. Após análise dos dados, foi verificado que um docente possui pesquisa ou trabalho na EJA, um possui formação complementar na EJA e 7 eram licenciados. O IF Sertão-PE oferta 8 licenciaturas e 3 com cadeira voltada para a EJA. 1° período 31 alunos matriculados e 23 reprovaram em alguma disciplina (74,1%), no 2° período 16 estavam matriculados e 12 reprovaram em pelo menos uma disciplina (75%). A disciplina Língua Portuguesa apresenta maior média no 6° período, orientada por docente com formação complementar e pesquisa na EJA. Conclui-se que dos 35 docentes que lecionaram na turma, apenas 2 possuíam alguma formação e/ou pesquisa na área da EJA e 7 possuíam licenciatura. Essa quantidade não foi suficiente para uma análise efetiva de como a formação ou não do professor na área influencia o desempenho da turma. Esse resultado e o fato do PPI não citar a importância da EJA ser orientada por docentes com formação na área, reforça a importância do desenvolvimento de projetos como este. A investigação não respondeu todos os nossos questionamentos.


Palavras-chave


Formação docente; PROEJA; Evolução da aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Ana Paula Lima Gonçalves, Gercivania Gomes da Silva, Rosicleide Maria da Silva Ribeiro, Adriana de Carvalho Figueiredo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.