Utilizando Gamificação Como Metodologia De Ensino Em Uma Turma De Ensino Médio

Michael Douglas de Souza Silva, Jussara Adolfo Moreira, Willmara Marques Monteiro

Resumo


Introdução: Esse trabalho diz respeito à participação do programa da residência pedagógica e tem como objetivo ministrar aulas de Linguagens e Técnicas de Programação utilizando a gamificação como metodologia ativa principal. Executado no Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Sertão Pernambucano, IF SERTÃO - PE campus Petrolina. Com participação de 30 alunos do 1º ano do ensino médio com faixa etária entre 15 e 16 anos. Objetivos: Aplicar metodologia de gamificação. Estimular os estudantes a praticar de forma competitiva, divertida e lúdicas conceitos de Linguagens e Técnicas de Programação. Identificar índice de aprovação, reprovação e desistências na disciplina de Linguagens e Técnicas de programação curso de Informática no Ensino Médio Integrado no IF-Sertão Pernambucano Campus Petrolina. Metodologia: A metodologia foi dividida em duas partes onde a primeira consiste em dividir a turma em grupos, a segunda parte foi de propor desafios semanais onde as equipes tem que
resolver e entregar no prazo definido de uma semana e com isso um ranqueamento foi contabilizado, onde as pontuações estão relacionadas com o tempo de entrega. Por fim as duas (2) equipes melhores colocadas receberam uma premiação. Resultados: Como resultado final um total de trinta (30) alunos, vinte e sete (27) aprovados, três (3) reprovados e zero (0) desistências. Considerações Finais: Conclui-se que a utilização de gamificação contribui de forma positiva para os alunos, pois o engajamentos dos alunos aumentaram significativamente, bem como o índice de aprovação foi de 90%.

Palavras-chave


Gamificação; Metodologia; Desafios.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Michael Douglas de Souza Silva, Jussara Adolfo Moreira, Willmara Marques Monteiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.