Um Estudo Consciente Acerca Dos Impactos Ambientais E Sua Relação Com A Química Através De Metodologias Ativas

Bruna Daniele Mendes de Sousa, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Victor Hugo Almeida dos Anjos

Resumo


Introdução: A química ambiental é uma área da química que estuda os processos químicos relacionados ao meio ambiente. Devido a falta de discussões em sala de aula sobre as questões ambientais, em especial, no ensino médio, o debate acerca do tema se faz necessário. Dessa forma, é de suma importância a interdisciplinaridade entre a disciplina de química e a educação ambiental, com ênfase na compreensão dos conceitos relacionados aos impactos ambientais, sustentabilidade e conscientização. Objetivos: Debater sobre as questões ambientais e o processo de conscientização, com o foco na disciplina de química, através das metodologias ativas para a construção de conhecimento, buscando uma aprendizagem mais significativa. Metodologia: O projeto de intervenção foi aplicado em uma turma de 40 discentes do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Padilha, na modalidade do ensino híbrido. O projeto foi apresentado à turma, em seguida, houve aplicação do pré-teste. Os conteúdos de química e meio ambiente foram abordados de forma interdisciplinar. Foi realizado o experimento “Descontaminação da água por eletrofloculação”, além de recursos complementares, como a plataforma Kahoot. Por fim, o pós-teste foi aplicado. Resultados: Durante a abordagem inicial, foi possível perceber que os discentes não estavam familiarizados com a temática, a aplicação do pré-teste revelou que 14,3% dos discentes não conheciam nenhum desastre ambiental ocorrido no País e 42,9% que conheciam entre um e três. Após a aplicação do pós-teste, o primeiro questionamento demonstrou que os alunos aprenderam pelo menos uma tragédia ambiental, o segundo aumentou para 57,1%. Sobre a metodologia aplicada, mais de 70% dos alunos avaliaram como boa. Considerações Finais: Os alunos se mostraram instigados a compreender a ligação da química com os impactos ambientais. Dessa forma, o projeto superou as expectativas, visto que, os alunos perceberam a importância da educação ambiental no ensino de química. Além disso, as metodologias utilizadas proporcionaram aos discentes aulas contextualizadas e dinâmicas, melhorando a adaptação ao ensino híbrido e remoto.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Conscientização; Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Bruna Daniele Mendes de Sousa, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Victor Hugo Almeida dos Anjos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.