Música na educação infantil: análise das concepções metodológicas para o ensino de música na cidade de Petrolina

Diogo Conrado Nunes, Adelson Aparecido Scotti

Resumo


As pesquisas desenvolvidas a respeito da prática educativa em educação musical de professores da educação infantil têm recebido relativa valorização nos últimos anos, ocupando, inclusive, lugar de destaque nos eventos específicos da área de educação musical. Após a aprovação das Leis nº 11.769/2008 e nº 13.278/2016, a formação inicial dos professores de música tem se tornado tema central de diversos debates e discussões. Tendo isso em vista, o presente trabalho teve como objetivo geral: conhecer as práticas metodológicas utilizadas para o ensino de música na educação infantil nas escolas de Petrolina-PE; e específicos: analisar as metodologias utilizadas em sala de aula para ministrar conteúdos musicais; Identificar o perfil profissional dos professores que ministram a disciplina arte/música ou conteúdos musicais; Investigar a compreensão sobre o ensino de música na escola pelo professor regente. Por se tratar de um estudo que procura conhecer as práticas metodológicas utilizadas para o ensino de música na educação infantil das escolas de Petrolina-PE, essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa. Estando a pesquisa no campo da abordagem qualitativa, a estratégia de pesquisa  utilizada foi  o Estudo de Casos Múltiplos. Como campo empírico, foram as creches e pré-escolas da cidade de Petrolina-PE que ministram disciplinas de arte/música ou conteúdos musicais. A partir desta pesquisa foi percebido que: os professores não utilizam de um método específico para ministrar suas aulas de música nos anos iniciais do ensino fundamental; todos os sujeitos possuem formação específica em música e apenas um possui uma segunda formação em pedagogia; com a obrigatoriedade do ensino remoto emergencial, devido a pandemia do COVID-19, os professores tiveram que passar por processo de adaptação e ressificanização das tecnologias e metodologias para a sala de aula. Após a análise das informações coletadas, concluímos que: com a obrigatoriedade do ensino remoto emergencial, devido a pandemia do COVID-19, os professores tiveram que passar por processo de adaptação e ressignificação das tecnologias e metodologias para a sala de aula. Através desses processos, os professores entrevistados optaram por não utilizar uma metodologia específica, mas um conjunto de diversos métodos que julgaram ser necessários para o desenvolvimento dos alunos.


Palavras-chave


educação infantil; musicalização; ensino de música.

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