Produção e qualidade de alface sob uso de cobertura do solo e aplicação de Lithothamnium sp
Resumo
A alface é bastante cultivada em comunidades agroecológicas no município de Ouricuri, PE, entretanto, o baixo nível tecnológico associado com altos custos de insumo e pouco uso de corretivos do solo contribuem para a baixa qualidade de produção dessa hortaliça. A qualidade da alface também é afetada pelas temperaturas da região. O uso de cobertura do solo associado à aplicação de algas marinhas, mas adubação orgânica pode melhorar a qualidade da produção de alface em comunidades agroecológicas de Ouricuri, PE. Diante disto, o objetivo do projeto foi avaliar o efeito da cobertura do solo e do uso de Lithothamnium sp. na produção e qualidade de alface. Os tratamentos resultantes do arranjo fatorial de dois tipos de manejo do solo, com e sem cobertura, e três tipos de adubação, 1- convencional, 2- esterco caprino + Lithothamnium sp via solo, 3 – esterco caprino + Lithothamnium sp via solo e via foliar, foram distribuídos em blocos casualizados, com quatro repetições. Cerca de 45 dias após o transplantio avaliou-se: massa fresca e seca da parte aérea e de raízes, número de folhas total e maior que 10 cm e perda de massa. Os resultados mostram que houve uma maior produção de massa fresca e seca da parte aérea da alface com uso de cobertura do solo. O uso de esterco caprino + Lithothamnium sp (Commax Alga®) via solo e foliar promoveu a maior média de massa fresca e seca da parte aérea, diferindo da adubação convencional. Houve maior massa seca de raízes com uso de esterco caprino + Lithothamnium sp (Commax Alga®) via solo e foliar, esse tratamento promoveu também um maior número de folhas, diferindo do uso de Lithothamnium sp via solo. A cobertura do solo com palha de milho melhora o desempenho do cultivo da alface cv. Veneranda. O uso de Lithothamnium sp (Commax Alga®) aplicado via solo e via foliar associado ao uso do esterco é uma alternativa para melhoria de atributos comerciais da alface.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Alexandre de Souza Macedo, Maria do Socorro Conceição de Freitas, Tiago Santos Silva, Tatyana Keyty de Souza Borges, Farnezio de Castro Rodrigues
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.