Expressão fenotípica incomum na síndrome de Turner: um estudo citogenético-clínico

Thayná Hellen Nascimento de Lima, Adriana Valéria Sales Bispo, Neide Santo Neides Neides

Resumo


A síndrome de Turner (ST) consiste em um dos mais prevalentes distúrbios cromossômicos humanos, sendo caracterizada pela ausência total ou parcial de um cromossomo sexual. O cariótipo 45,X ocorre em 40% a 60% dos casos.  O quadro clínico da ST consiste de baixa estatura e disgenesia gonadal, levando a atraso no desenvolvimento puberal, amenorreia primária e esterilidade, além de uma variedade de estigmas fenotípicos de abrangência variável. O objetivo geral deste trabalho é identificar alterações fenotípicas raras na ST bem como investigar uma possível associação entre as diferentes alterações cromossômicas e as características clínicas desses pacientes. O presente trabalho analisou pacientes diagnosticadas clinicamente com a síndrome de Turner (ST) com o enfoque na caracterização citogenética e clínica das portadoras. As amostras de sangue circulante periférico foram obtidas através de punção venosa, análise citogenética feita a partir da cultura de linfócitos e bandeamento G dos cromossomos. Foram analisadas em média 20 metáfases por paciente. Foram estudados 31 pacientes com ST. Dos resultados obtidas em nosso trabalho, 54,8% dos casos possuíam o cariótipo 45,X, 9,67% possuíam 46,X,i(Xq)/45,X, 6,45% com 45,X/46,X,r(X) e 3,22% apresentaram mosaicismo de linhagem 45,X/46,XX. A baixa estatura foi o sintoma mais apresentado, seguido de ovários atrofiados, pouco definidos ou não identificados e baixa implantação dos cabelos. Adicionalmente, descrevemos um caso raro de uma paciente com ST e cariótipo 45,X com a alta estatura. De modo geral, a ST resulta no desenvolvimento de características clínicas extremamente variáveis, muitas das quais comuns a outros distúrbios, dessa forma, a descrição de alterações clínicas raras é de extrema importância, junto com o diagnóstico cromossômico, para ampliar os aspectos fenotípicos como características clínicas a serem investigadas nesta síndrome.

 


Palavras-chave


Síndrome de Turner, cromossomos, fenótipo, 45,X.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Thayná Hellen Nascimento de Lima, Adriana Valéria Sales Bispo, Neide Santo Neides Neides

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.