Relato De Experiência: O Uso De Redes Sociais Como Objeto Virtual De Aprendizagem

Talita da Silva Gama, Jussara Adolfo Moreira, Sílvia Carla Batista Soares

Resumo


Introdução: O presente resumo é sobre o relato de experiência do primeiro módulo do programa residência pedagógica no subprojeto informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, nas turmas do 2º e 3º ano do ensino médio regular, na disciplina de inglês da Escola de Referência de Ensino Médio Padre Manoel de Paiva Netto. O projeto de intervenção foi elaborado usando a rede social instagram como objeto de aprendizagem. Objetivos: O objetivo do projeto de extensão elaborado para essa atividade era fazer com que juntamente com a gramática aplicada pelo professor especializado na sala de aula, o aluno pudesse utilizar a tecnologia e o tempo gasto nas redes sociais para conhecer e praticar o vocabulário da língua estrangeira. Metodologia: Foi utilizado a rede social Instagram,  e google meet como objeto virtual de aprendizagem. Uma conta foi criada exclusivamente para o projeto, era utilizado para postagem de assuntos e atividades complementares relacionadas aos assuntos que estavam sendo passados nas aulas síncronas pelo google meet. As postagens eram feitas no feed com imagens e no story também com imagens incluindo ferramentas de interação como enquetes, caixa de perguntas. Resultados: Os alunos não tiveram dificuldades com o instagram, porém foi sentido uma leve resistência já que é uma plataforma muito conhecida mas não muito utilizada para a educação. Os recursos da rede social mostraram eficiência pois já possuem controle de respostas, mostram porcentagens, quem acertou as perguntas, quantas pessoas escolheram as alternativas, e quantas viram as postagens. Além de já possuir seu próprio chat. Considerações Finais: As redes sociais podem sim ser mais uma alternativa para os professores utilizarem nas suas aulas. Além da vasta variedade de opções de interação e possibilidades de conteúdos mais interessantes para o aluno, ainda podemos criar perfis ou páginas exclusivas para as disciplinas e utilizar dos chat sem precisar recorrer a um meio mais pessoal como o whatsapp ou mais formal como email.

Palavras-chave


Ensino Médio; Redes Sociais; Objeto virtual de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Talita da Silva Gama, Jussara Adolfo Moreira, Sílvia Carla Batista Soares

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.