Residência Pedagógica E A Disciplina De Projeto De Vida No Primeiro Módulo Do Programa: Um Relato De Experiência

Mirna de Souza Santana, Jussara Adolfo Moreira, Sílvia Carla Batista Soares

Resumo


Introdução: Em virtude do cenário pandêmico é necessário realizar ações que colaboram para um ativo desenvolvimento educacional, e a respeito da necessidade de gerar ocupações e oportunidades a pessoas com suas rendas reduzidas e/ou anuladas com a crise econômica em ocorrência do atual cenário, este trabalho relata a realização de intervenções realizadas na Escola Paiva Netto, por meio do Programa Residência Pedagógica, com a orientação da Professora Jussara Adolfo e supervisão da professora Silvia Carla. Objetivos: As atividades deram-se na disciplina de projeto de vida e para os alunos do 1° ano do ensino médio, turmas C e D, com 56 alunos, com idades entre 14 a 16 anos. Já nesses anos, há a necessidade de socialização escolar por contribuir para que os seus alunos atentem às possíveis oportunidades no mercado de trabalho. Este também é um bom momento para orientar os alunos como fortalecer o próprio currículo com cursos, certificados e conhecimentos que são diferenciais para qualquer profissão. Metodologia: O projeto foi dividido em três fases, 0, 1 e 2. Cada uma com uma metodologia a ser aplicada de acordo com o cronograma de módulos da residência. Com isso, só foi possível aplicar  a fase 0 no módulo I. Dentro da Fase 0, foi solicitado a interação por parte dos alunos questionário em que aluno respondesse sobre disciplinas de maior interesse, matérias em que tem mais dificuldade, sobre o que gosta de aprender, qual meio de comunicação utiliza com maior frequência. Resultados: Por tanto, ensinar os estudantes nessa fase, principalmente de forma dinamizada, interativa e também gamificada, sobre as diferentes profissões e apresentar suas peculiaridades é de suma importância, mostrando mecanismos que possam ajudar para uma preparação eficiente, iniciando  pensamento crítico a carreira profissional e identificar uma vida profissional que lhes agrade e colabore com o desenvolvimento socioeconômico pessoal e da comunidade em que se insere. Considerações Finais: Para isso, é preciso debater e expor carreiras variadas, mesmo sendo uma escolha pessoal e que depende da personalidade e do perfil de cada aluno, a instituição de ensino juntamente ao professor podem orientá-los a variadas possibilidades. Os resultados foram positivos, tendo em vista que houve uma participação constante dos alunos nas aulas e um enriquecimento pedagógico por parte das intervenções no formato proposto pelo programa.

Palavras-chave


Residência Pedagógica; Ensino; Projeto de Vida.

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