Poluição Como Tema Gerador De Conhecimento Acerca Dos Seus Impactos Ambientais

João Victor dos Santos, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Victor Hugo Almeida dos Anjos

Resumo


Introdução: A contextualização dentro do ensino de ciências se faz necessária, visto que ainda há uma resistência por parte dos alunos em construir conhecimento relacionados às ciências naturais. Seguindo essa perspectiva, o presente trabalho visou fazer uma abordagem mais significativa e metodológica a partir de metodologias ativas que favorecem o ensino e aprendizagem dentro da disciplina de Química, debatendo o tema Poluição. Objetivos: Trazer uma abordagem crítica e investigativa dentro do ensino de Química relacionado às problemáticas ambientais presentes no cotidiano. Desta forma, espera-se um melhor rendimento dos estudantes dentro da disciplina por meio de uma educação contextualizada. Metodologia: A pesquisa de caráter exploratório foi realizada na EREM Antônio Padilha, localizada na cidade de Petrolina-PE, e envolveu a participação de 30 alunos do 1o ano do ensino médio. A intervenção ocorreu em etapas, sendo elas: aplicação do pré-teste, abordagem dos conteúdos do projeto por por meio de atividades, pesquisas, elaboração de mapas mentais, documentários, palestra e quiz, seguindo de um pós-teste para fins comparativos, sendo todas as atividades aplicadas dentro do ensino híbrido. Resultados: Durante a aplicação do quiz, foi possível observar um rendimento satisfatório, visto que a média das respostas respondidas corretamente foi superior a 64%. Ao final do projeto, foi aplicado uma avaliação acerca dos conteúdos ministrados junto ao pós-teste, para fins comparativos, em relação ao antes e depois das aulas ministradas, onde os resultados foram positivos, destacando desta forma a importância da intervenção e das metodologias ativas empregadas ao ensino de Química. Considerações Finais: Após a aplicação do projeto foi observado que os estudantes conseguiram aprender melhor por meio do envolvimento de dinâmicas com a realidade dos alunos dentro do ensino de Química, além de compreenderem a importância do meio ambiente para as nossas vidas e os impactos ambientais gerados por agentes poluidores.

Palavras-chave


Metodologias ativas; Contextualização; Poluição; Ensino de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 João Victor dos Santos, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Victor Hugo Almeida dos Anjos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.