"IF Cast – Sertão PE”: produção e difusão de conteúdos pelo formato de mídia podcast

João Davi Souza Nascimento, André Ricardo Dias Santos, Elias Gláucio de Souza Ferreira, Ludwig de Lima Nunes

Resumo


No presente projeto foi utilizada a mídia de formato “Podcast” para produzir conteúdos informativos e formativos de relevância para o público discente e para a comunidade geral. Participam do projeto alunos do EMI do Campus Petrolina e a colaboração de um discente da Univasf. Pesquisamos e discutimos conteúdos e pautas pertinentes ao mundo jovem, tendo como principal objetivo a construção de um meio de comunicação alternativo ao padrão midiático hegemônico que, assim, possa dar voz ao público alvo. Objetivou-se o incentivo à difusão de saberes produzidos pelos próprios discentes, subsidiados e orientados pela Instituição. Através da plataforma utilizada, temos por objetivo discutir problemáticas atuais no campo do comportamento,  do conhecimento científico, da cultura, da tecnologia e das relações interpessoais. A produção de conteúdos consistiu no estudo e na discussão prévia dos temas propostos, no fechamento de uma pauta e na gravação da mídia para sua difusão. A pesquisa foi de tipo experimental, se utilizando de um formato midiático e eletrônico de domínio livre e se deu pela atuação orientada dos discentes na produção de conteúdos. Os programas foram difundidos pela WEB através de plataformas disponíveis de acesso gratuito, sendo o @spotify a atual plataforma utilizada. Durante a vigência do projeto na modalidade Pibic JR., produzimos um número de cinco programas com periodicidade regular. Desta forma, produzimos conteúdos que puderam ser acompanhados progressivamente na duração do projeto. Também houve contribuição na formação dos alunos envolvidos no projeto pelas dimensões teórica e prática por ele abarcadas. Discutimos temas em torno de temáticas diversas, dentro de saberes da Biologia, História, Música, Comportamento , Esportes e Ciências. A produção de saberes e a difusão de conhecimentos pautaram nossa iniciativa através da pesquisa e desenvolvimento das atividades, em sua metodologia e fontes bibliográficas. A comunicação foi utilizada como mecanismo de mediação entre os conteúdos produzidos, de natureza crítica, veiculados pelo formato do tipo domínio livre, possibilitando fácil acesso ao público. Com a iniciativa, pudemos criar uma nova experiência para o uso do PodCast e inovar no plano acadêmico e institucional.

 


Palavras-chave


Comunicação; PodCast; Saberes; Cotidiano.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, João Davi Souza Nascimento, André Ricardo Dias Santos, Elias Gláucio de Souza Ferreira, Ludwig de Lima Nunes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.