Educgame: Proposta de ambiente interativo de aprendizagem para gamificação na educação

Luanda Raquel da Silva Coelho, Jamille Anderson Luiz da Silva, Fábio Cristiano Souza Oliveira

Resumo


Gamificação é o uso de mecânica, dinâmica e elementos de jogos para engajamento e promoção de aprendizado (KAPP, 2012); Metodologia utilizada na educação para engajar e motivar alunos, considerando os déficits do ensino tradicional. O EducGame é uma ferramenta educacional que tem o objetivo de auxiliar educadores que almejam aplicar a metodologia de gamificação em seus componentes curriculares. O objetivo do projeto foi elaborar a documentação do EducGame para registro de software realizados testes e a escrita detalhada de: manual do usuário (por perfil de usuário), lista de funcionalidades (identificação de requisitos funcionais e não funcionais), visão geral de software e memorial descritivo. A metodologia utilizada foi: Testes com o ambiente; Observação centrada com anotações detalhadas; Escrita de manual do usuário (por perfil de usuário - administrador e docente); Escrita da lista de funcionalidades (identificação e escrita de requisitos funcionais e não funcionais)Escrita de visão geral de software e Escrita do memorial descritivo de software. Obteve-se  Estudo sobre requisitos de softwares, realização de reuniões para alinhamento das atividades;. Documentação finalizada após testes e correções ao longo do processo de elaboração. A proposta foi alcançada e objetivos atingidos com o desenvolvimento e elaboração da documentação planejada. A documentação tem total relevância para a continuidade de um projeto de software, através de detalhamentos e orientações. Além disso, uma visão para uma abordagem de orientação para o usuário dá a percepção para possíveis melhorias e correções.


Palavras-chave


Educação; Gamificação; Software.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Luanda Raquel da Silva Coelho, Jamille Anderson Luiz da Silva, Fábio Cristiano Souza Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.