História de vida de educadores: o desenrolar do percurso educacional

Lucas Rian Costa Pires, Judson Medeiros Alves

Resumo


A pesquisa narrativa pode provocar mudanças na forma como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros, pois distanciando-se do momento de sua produção é possível fazer uma nova leitura de si mesmo. Desde modo, este projeto apresenta relevância não só acadêmica, mas social, pois visa extrair, a partir de narrativas, situações em movimento nas quais os sujeitos se transformam.  Esse trabalho objetivou problematizar as questões relativas aos processos de formação e de construção da identidade docente e o papel que as experiências vividas em suas trajetórias pessoais e profissionais desempenham neste contexto, através de narrações orais. Esta pesquisa tem por natureza ser narrativa. As questões propostas foram apresentadas aos docentes entrevistados em tom de conversa e por eles respondidas por meio de narração oral, devido a pandemia, de forma remota, através do App: Whats'App e coletadas em forma de áudio. As respostas foram digitalizadas e analisadas para a obtenção dos resultados. Proporcionar aprendizagens, reflexão, revisitação ao passado, questionamentos sobre o presente numa visão prospectiva, permitindo a esses profissionais do ensino a revisão de posturas e crenças que foram se estabelecendo no decorrer da formação e da prática docente, são resultados a serem alcançados. Espera-se ainda que a pesquisa incentive a prática de outros trabalhos de mesmo cunho, uma vez que esse servirá como incentivo a uma releitura do ser profissional. Os professores entrevistados deixaram algumas dicas através de suas narrativas, como por exemplo: “ Todo professor deve ter um bom jogo de cintura, ser mediador e trazer o conhecimento para ambos.” Ressaltaram a dificuldade de ser educador, principalmente no atual sistema governamental, mas explicaram que a garra, a força de vontade e o autoconhecimento são ferramentas fundamentais e imprescindíveis no processo ensino/aprendizagem.


Palavras-chave


Pesquisa narrativa; Autoconhecimento; Relação Professor/aluno.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Lucas Rian Costa Pires, Judson Medeiros Alves

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.