Inteligências múltiplas na escola: perspectivas com a compreensão da inteligência musical

Matheus de Oliveira Santos, Maria Clara de Sousa Tavares

Resumo


A pesquisa se propôs a estudar afinidades por tipos de inteligência entre jovens estudantes em escolas de Santa Maria da Boa Vista – PE, e também como esses jovens se relacionam com a música em seu dia a dia. Baseamos nossa compreensão de inteligência na teoria das inteligências múltiplas, que aponta oito tipos diferentes de inteligência e a capacidade que todos os estudantes têm para se desenvolver em todas elas. O objetivo deste trabalho foi investigar sobre tipos de inteligência em estudantes do contexto escolar pesquisado, com destaque para a inteligência musical e seus desdobramentos na escola. Investigar sobre afinidades com atividades ligadas a diversas inteligências, e também afinidades com conteúdos e práticas musicais. Analisamos a relação entre os jovens estudantes com maior afinidade por música, em relação àqueles de menor afinidade expressa, em questionários em pesquisa anterior, acerca de atividades relacionadas aos oito tipos de inteligência estudados e também afinidades musicais.Foi feito levantamento das respostas nas atividades listadas por afinidade, rejeição, abstenção e duplicidade, e levantamento dos estilos musicais mais citados nas respostas, com análise à luz de estudos sobre o tema.Produzimos uma versão digitalizada dos questionários para o trabalho remoto. Os dados mostraram que houve considerável quantidade de respostas dúbias e em branco, que demandam análise mais atenta sobre elas. Os estudantes com maior afinidade por música expressaram no geral maior afinidade e menor rejeição pelas outras atividades listadas, e também esse grupo apresentou uma maior variedade de estilos musicais dentre os favoritos. No contexto escolar, diante da necessidade de favorecer e avaliar o aprendizado, a teoria das inteligências múltiplas pode servir de apoio no sentido de possibilitar mais aprofundamento acerca das potencialidades dos estudantes, muitas vezes são deixadas de lado na escola. Que possamos valorizar e contribuir para a ampliação dos horizontes de aprendizado, não só para os jovens que se enquadram nas habilidades escolares “padrão”, mas sim para todos, de forma inclusiva e plural.


Palavras-chave


Inteligências múltiplas; Inteligência Musical, Educação Plural.

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