Mãos que falam na saúde

Alisson Santos de Lima, Maria Patrícia Lourenço Barros, Aline Cássia Silva Araújo

Resumo


A comunidade surda vive hoje um momento de ascensão da sua língua, mas isso não a torna uma língua presente nos diversos espaços. O fato da visibilidade que a língua Brasileira de Sinais vem ganhando socialmente não está atrelado a um avanço nos diversos serviços acessíveis na comunicação. Temos a comunicação como algo fundamental e primordial atrelada a informação, com isso os surdos são prejudicados por não ter acesso a informação através da sua língua, a Libras. Este trabalho objetivou realizar um levantamento dos sinais em Libras existentes na área para organização de um curso básico de Libras para os profissionais da saúde. Usou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica através de dicionários e glossários que já existem, desenvolvendo a abordagem qualitativa. Através dos sinais coletados foi organizado um material com os sinais relacionados na área de saúde. Realizou-se uma oficina para os profissionais de saúde. A sensibilização dos profissionais da saúde e que estes passaram a compreender a importância de atender o surdo na sua língua e assim garantir um atendimento humanitário. Buscou a conscientização e a importância de ouvir o próprio surdo nos serviços de saúde, que este possa relatar o que sente e assim sendo ouvido na sua língua poder ter um diagnóstico mais fidedigno e assim ter uma comunicação que flua entre paciente, médicos, enfermeiros e os diversos profissionais de saúde. O presente trabalho tem sua pertinência social e se faz relevante por ir de encontro ao momento pandêmico, mesmo tendo sido pensado anteriormente a este. Um atendimento humanizado para o surdo é que seja possível a comunicação através da Libras nos serviços de saúde pública garantindo assim ao surdo um conforto de ouvir e ser ouvido para melhor usufruir dos serviços. O respeito à língua pode salvar vidas surdas.


Palavras-chave


Profissionais de saúde; Libras; Inclusão social.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Alisson Santos de Lima, Maria Patrícia Lourenço Barros, Aline Cássia Silva Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.