Física Do Cotidiano

Francisco José de Meneses Pereira, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Edijanio Carvalho Nunes

Resumo


Introdução: O ensino de ciências da natureza, é aquele que desperta o menor interesse e prazer de estudar na maioria dos discentes. Essa visão pela ciência é reflexo, muitas vezes, de questionamentos e curiosidades dos fenômenos interpretados erroneamente a sua volta, instigados pelos meios de comunicação e a interatividade desses estudantes com as ferramentas tecnológicas que dificultam muitas das vezes a relação dos estudantes com a disciplina de Física. Objetivos: As execuções de projetos na comunidade são voltados para o entendimento e desenvolvimento cognitivo dos jovens por meio de questionamentos e experimentos ligados aos tópicos da Física que geram impactos positivos para o desenvolvimento do indivíduo. Metodologia: Em uma proposta que utilize a investigação, os jovens passa a ser ativa e desenvolver autonomia, fazendo parte do processo de ensino e aprendizagem. Para Azevedo (2004), a resolução de problemas que leva a uma investigação deve estar fundamentada na ação do aluno. Os alunos devem ter oportunidade de agir e o ensino deve ser acompanhado de ações e demonstrações que o levem a um trabalho prático. Resultados: -Desenvolvimento intuitivo dos alunos. -Aplicação teórica dos conceitos. -Sequência lógica dos temas. Considerações Finais: A execução e avaliação de todo trabalho foi voltada para o entendimento e desenvolvimento cognitivo dos discentes por meio de questionamentos e aulas ligados aos tópicos da física com ferramentas matemáticas.

Palavras-chave


Alfabetização Científica; Física e suas aplicações; ensino de ciências da natureza.

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