A Química Dos Superheróis: Uma Abordagem Do Ensino Invertido

Paulo Alves Xavier da Silva, Debora Santos Carvalho dos Anjos, Vitor Hugo Almeida dos Anjos, Gabriel Rocha Palha

Resumo


Introdução: O ensino invertido é uma excelente estratégia para garantir a inserção do alunado no processo de aprendizagem, uma vez que incentiva a pesquisa, promove debates em sala de aula a partir da contextualização dos conteúdos e oportuniza a construção do conhecimento. A química dos superheróis e o confronto entre a ficção e a abordagem científica instigam a participação dos estudantes, desmistificando a complexidade dos conteúdos de química, buscando desta forma, uma aprendizagem mais efetiva. Objetivos: Promover um júri escolar, através do ensino invertido, que discute a química dos superheróis trabalhando o ensino da química, segundo a matriz curricular do 3° ano Ensino Médio, sob a perspectiva do ensino remoto emergencial. Busca-se discutir o conceito de Matéria, reconhecer as fases de agregação da matéria, além de debater sobre ciência e ficção científica e, por fim, usar todos os conhecimentos estudados para criar Super Heróis relacionando seus poderes com o ensino de Química. Metodologia: O projeto foi aplicado em 2 turmas do 30 Ano (49 alunos) da EREM Antônio Padilha, Petrolina-PE. As etapas realizadas foram: aplicação do pré-teste, estudo dirigido e pesquisa, discussão da associação entre super heróis e a química, além de um fórum de heróis, onde debateu-se a relação entre os poderes dos heróis e com a química, distinguindo ciência e ficção. Por fim, realizou-se as etapas do pós-teste e a de criação, onde cada equipe propôs um super herói inédito. Resultados: A partir dos pré e pós-testes observa-se que mais 57% acredita não ter tido uma aprendizagem eficiente até o início deste projeto, e este dado cai para 24%, após a intervenção. Assim, confirmam-se bons impactos do trabalho através de acertos das questões (> 80%). Os alunos criaram quatro novas super heroínas, e relacionou as habilidades especiais destas personagens a conceitos da química, tais como Eletroquímica e Bioquímica, Química Inorgânica, Estrutura da Matéria e Ligações Químicas. Considerações Finais: A pesquisa validou uma área a ser bastante explorada e válida para trabalhos intervencionistas na educação, ou seja, a ficção científica. Além disso, a execução desse trabalho permitiu uma maior interação da sala de aula, no ensino remoto, percebendo-se que os alunos assumiram o papel de agentes ativos no processo de aprendizagem do conteúdo de química de forma eficaz.

Palavras-chave


Ensino Invertido; Aluno Protagonista; Ficção; Educação Remota; Pandemia; Obstáculos Educacionais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Paulo Alves Xavier da Silva, Debora Santos Carvalho dos Anjos, Vitor Hugo Almeida dos Anjos, Gabriel Rocha Palha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.