Elaboração e perfil sensorial de hambúrguer vegano

Celina Maria De Araújo, Luciana Façanha Marques, Maria Socorro Alexandre

Resumo


Dentro dos substitutos da carne tem-se a soja que apresenta um alto valor proteico (40%) com uma proteína de boa qualidade. A utilização da Quinoa aumenta cada vez mais tanto para uma alimentação saudável, como para elaboração de dietas para doentes celíacos. O grão-de-bico é uma fonte excelente de proteínas e carboidratos, rico em minerais e fibras. O Inhame é considerado um tubérculo muito nutritivo, pois contém em sua composição proteína e é rico em fibras.O objetivo desse estudo concentrou-se em elaborar 3 formulações de hambúrgueres veganos tendo como base o Inhame, na qual cada formulação possuía um ingrediente diferente: Soja, Grão de Bico e Quinoa, respectivamente; a fim de aplicar a análise sensorial sobre os mesmos, constatando a preferência entre os provadores. Foram elaboradas três formulações de hambúrguer vegano: H1 (soja e inhame), H2 (grão de bico e inhame), H3 (quinoa e inhame). A análise sensorial ocorreu com 100 provadores não-treinados, empregou-se a escala hedônica de 9 pontos e o método CATA, a fim de avaliar as características que os provadores mais identificaram na amostra. Quanto à análise estatística, aplicou-se análise de variância, utilizando de programa computacional ASSISTAT através do teste de Tukey, cujo delineamento foi o DIC. Alguns atributos hedônicos não houve diferenças significativas entre as 3 formulações, para os atributos de aparência, aroma, textura, sabor e intenção global, situando-se assim na faixa da escala hedônica em gostei moderadamente. Então pode-se inferir que o fato do hambúrguer ser vegano, não influenciou nos resultados por parte dos provadores, visto que os mesmos não possuíam uma alimentação vegana. Pode-se constatar que os julgadores aprovaram todas as formulações, havendo assim potencial para a produção e comercialização, pois além de ser saudável, é um produto inovador. Convém ressaltar que de acordo com os resultados da intenção de compra para as três formulações, há chances reais para comercialização e consumo.



Palavras-chave


Hambúrguer, vegano, inhame..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Celina Maria De Araújo, Luciana Façanha Marques, Maria Socorro Alexandre

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.