Avaliação e prospecção do uso da IOT no setor agrícola no município de Petrolina/PE

Hugo Gomes do Nascimento, Rosemary Barbosa de Melo, Jeane Souza da Silva, Andrea Nunes Moreira de Carvalho

Resumo


De forma simplificada o termo IoT (Internet das coisas) refere-se a uma nova prática que consiste em conectar os mais variados objetos físicos à internet. Um dos principais serviços prestados pela IoT consiste no aumento da capacidade de monitoramento das atividades agrícolas (monitoramento de pragas, irrigação, nutrição de solos, desenvolvimento das plantações, e outros), dando ao gestor acesso a informações que irão nortear a tomada de decisões importantes de maneira rápida e mais precisa.Identificar as principais tecnologias que envolvem IoT (Internet das coisas) desenvolvidas e disponibilizadas pelas empresas de implementos e serviços agrícolas localizadas na cidade de Petrolina-PE. O delineamento do estudo tem natureza aplicada, uma vez que objetiva gerar conhecimentos para aplicação em curto prazo. Para isto, foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de desenvolvimento tecnológico, bem como análise documental, em uma abordagem qualitativa com a finalidade de analisar o potencial do uso das tecnologias da indústria 4.0 na agricultura do município de Petrolina, bem como na verificação da aplicabilidade na prática dos elementos de uma teoria. Ao realizar a pesquisa, foi observado áreas que se destacam com uso da IoT, estão interligadas entre a topografia utilizando tecnologias que englobam a coleta de dados e ferramentas de elaboração de mapas e a irrigação com todo um suporte para um sistema automatizado, onde a sua aplicabilidade em um cenário moderno torna-se indispensável. Com a pesquisa tornou-se possível conhecer as demandas não supridas em relação à inovação tecnológica no mercado, assim como inovações disponibilizadas no município de Petrolina, foi possível notar toda sua aplicabilidade em diversos segmentos das áreas da agricultura, comprovando que a integração da IoT proporcionam um aumento na produção tornando a agricultura mais precisa.


Palavras-chave


inovação; IoT; agronegócio;.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Hugo Gomes do Nascimento, Rosemary Barbosa de Melo, Jeane Souza da Silva, Andrea Nunes Moreira de Carvalho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.