Dinâmica de fluidos computacional: análise dos efeitos da velocidade de corrente e de poluentes na população de macrófitas aquáticas no trecho urbano do rio São Francisco em Petrolina-PE

Reinan Bezerra Da Silva Santos, Bruno Gomes Da Costa

Resumo


Em 1950, surgiu uma nova guia no ramo dos estudos sobre fluidos: métodos computacionais para obter a solução do campo de velocidades da equação de Navier-Stokes. A dinâmica de fluidos computacional (DFC) é uma área que estuda métodos computacionais para simulação de fenômenos que envolvem fluidos em movimento com ou sem trocar de calor. Basicamente, o usuário de DFC está interessado em obter distribuições de velocidades, pressões e temperaturas na região do escoamento. Neste projeto pretendemos unificar dois trabalhos citados na revisão de literatura. Utilizaremos como base o modelo matemático utilizado por Rubianes Silva (2015) e demais técnicas de DFC a fim de estudar a evolução da concentração de poluentes e população de macrófitas aquáticas sobre a extensão do rio São Francisco. A região de estudo a ser investigada será o trecho urbano das cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, que tem sido investigada previamente. Com o objetivo de obtermos uma eficácia na condução desse projeto, os participantes realizarão um estudo inicial sobre tópicos centrais do trabalho: equações de Navier-Stokes e técnicas de soluções de equações diferenciais parciais para a construção do nosso modelo matemático. Alguns problemas clássicos e didáticos envolvendo simulação numérica das equações de Navier-Stokes.  O tratamento dos dados obtidos será realizado por meio de análises computacionais com o uso de Linguagem de Programação. Obtivemos simulações que denunciaram a variação da cadeia poluição-macrófita-predadores, as simulações em algoritmos usando como base as equações dos trabalhos de navier stokes e as equações que configuram a variação das biomassas de macrófitas, correlacionando os poluentes que vêm sendo consumidas pelas macrófitas. Obtivemos plotagens que demonstraram a taxa de variação de macrófitas variando em relação ao tempo, juntamente com a taxa de vazão dos poluentes e da presença dos peixes predadores. Entre diversos outros pontos, podemos constatar que o nível de poluição presente no rio são francisco próximo ao trecho da zona urbana, promove a maior incidência dessas espécies de macrófitas próximas a orla da cidade, que a variação da velocidade da correnteza do rio promove a maior dispersividade das mesmas ao longo do trajeto o rio, prejudicando ainda mais a cadeia do ecossistema presente no local com contaminação dos seres vivos no local com a poluição.


Palavras-chave


navier-stokes,cfd,python,macrófitas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Reinan Bezerra Da Silva Santos, Bruno Gomes Da Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.