Uma proposta de sistema web aplicado à agricultura orgânica

Janine Gonçalves Da Rocha, Jussara Adolfo Moreira, Ericleiton Rodrigues De Macedo

Resumo


No Brasil atualmente se encontra grande potencial de inovação no setor principalmente de divulgação e vendas. Assim é possível inovar no âmbito tecnológico, e produzir soluções de software que ajudem as pessoas a saberem sobre os produtos orgânicos e incentivar o pequeno produtor de orgânicos na agricultura local. No atual cenário das tecnologias desenvolvidas para o mercado de orgânico, não se encontra muitas opções de tecnologias para fomentar a venda e nem de auxílio na distribuição.O projeto tem por objetivo incentivar a pesquisa e inovação tecnológica na área da agricultura orgânica, bem como contribuir para melhores hábitos de consumo de orgânicos para com a atual e futuras gerações.   O produto vai facilitar a informação sobre a produção e venda de produtos orgânicos aproximando consumidores e produtores de orgânicos em Petrolina-PE e Juazeiro – BA em suas respectivas feiras livres e mercado. Metodologia de Coleta de dados qualitativa e quantitativa sobre como o recurso é utilizado por parte dos pesquisados. Esses dados irão compor um banco de informações que, futuramente, irá originar uma Big Data. Nesse sentido, o banco de dados da aplicação poderá dispor de dados estruturados e não estruturados sobre o perfil e acompanhamento dos produtores e consumidores. Fundamentação teórica mais aprofundada Levantamento das necessidades dos envolvidos (produtores e consumidores) Levantamento de requisitos para desenvolvimento da solução proposta Documentação em formato de requisitos usando ferramenta computacional - redmine Documentação de projeto usando ferramenta computacional Redmine para registro de atividades detalhadas Dificuldades do período pandêmicoElaboração do protótipo e validação de produtores e consumidores. Através da pesquisa foi possível colaborar na curva de aprendizado do bolsista, enxergar sobre a potencialidade decrescimento para uma melhor alimentação e qualidade de vida das pessoas, incentivando a inovação tecnológica para área de agricultura e produtos orgânicos produzidos pelos pequenos produtores do Vale do São Francisco junto a Aprovasf. Assim é possível explorar mais esse nicho de mercado que beneficia a todos e principalmente a agricultura familiar biológica. 


Palavras-chave


Desenvolvimento de Software; Agroecologia; Desenvolvimento Territorial.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Janine Gonçalves Da Rocha, Jussara Adolfo Moreira, Ericleiton Rodrigues De Macedo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.