PetMonitor: uma ferramenta de monitoramento de animais por meio de tags NFC

Veronica Veronica Hellen Hellen, Marcelo Anderson Batista Dos Santos

Resumo


A proposta se baseia na pesquisa de tecnologias como Near Field Communication, onde é possível colocar em uma coleira de um cão ou gato um pequeno pingente com informações sobre o pet, vacinas e sobre seu dono. Desta forma, caso o animal se perca, qualquer pessoa com um smartphone poderá aproximar o smartphone do pingente e obter informações sobre o dono. Outra aplicabilidade é realizar o controle de vacinas de animais domésticos e de rua. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo para facilitar a identificação de animais perdidos e aplicação/manutenção de políticas públicas. O projeto baseou-se numa abordagem exploratória e de prototipagem. O desenvolvimento do aplicativo pode ser resumido em cinco etapas:  1.      Levantamento do estado da arte sobre as tecnologias; 2.            Levantamento de requisitos e prototipagem; 3. Desenvolvimento do aplicativo; 4. Avaliação, testes e correções; 5. Geração de documentos (relatórios e artigos). Foi utilizado ainda o Android estúdio, Spring Framework, Heroku (Cloud) e tags NFC de 13.56 Mhz. O aplicativo permite que os proprietários dos animais realizem o cadastro de animais a seus perfis de usuário. Para gravar a informação do pet na tag NFC é preciso acessar as informações do pet (que foram previamente cadastradas), aproximar o smartphone da etiquete localizada na coleira do animal e clicar no botão Gravar feito isso já se tem a associação das informações na etiqueta NFC. Após a aproximação da tag, será feita a sua leitura, tornando possível a identificação do animal. A proposta inicial de um aplicativo para identificação animal foi concluída. O aplicativo ainda não conta com a funcionalidade de histórico de vacinas, ficando para finalizar em uma próxima etapa do projeto. Pode se dizer que essa é uma aplicação simples e de baixo custo, que se faz muito útil para proprietários de animais, proporcionando um maior controle em casos de animais desaparecidos e com potencial para ser utilizado em aplicação de políticas públicas.


Palavras-chave


Tag NFC; Pet e monitoramento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Veronica Veronica Hellen Hellen, Marcelo Anderson Batista Dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.