Ações de popularização da estatística das atividades de ciência, tecnologia e inovação no Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE

Lanara Emili Pereira, Alexandre R. S. Correia

Resumo


A partir de um levantamento dos artigos na principal revista científica do IFSertãoPE (Semiárido De visu), pela coleta de 76 artigos, disponíveis de 2016 a 2019, foi identificado que menos de 28% dos autores usam estatística inferencial para gerar conclusões mais robustas e mais de 42% sequer mencionaram elementos de estatística.Este projeto de pesquisa teve o objetivo de realizar ações de popularização da Estatística, na comunidade acadêmica (alunos, professores e administrativos) ou outras pessoas interessadas. Entre as ações previstas, estavam: i. A construção de um Guia Digital; ii. A seleção de dois aplicativos para celular como artefatos para serem usados durante as oficinas e as capacitações. Encontros com conteúdos teóricos e com exercícios práticos (síncrono e assíncrono). A metodologia da Sala de aula invertida e tarefas para casa foram usadas para os momentos assíncronos, nos momentos síncronos ocorreu a resolução de exercícios e tira-dúvidas sobre os conteúdos relacionados; Recursos didáticos: Guia Digital; Apps: i. CTI Estatística; ii. Probability Distributions; ambiente virtual de aprendizagem Google classroom; webconferência; apresentações com slides; chats online. Em 19/04/2021 ocorreu o 1º encontro de popularização com carga horária, com 116 inscritos e 56 certificados. De 01 a 22/06/2021 ocorreu a 1º Oficina de Popularização da Estatística (30 horas) com 126 inscritos e 21 certificados. De 06 a 16/07/2021 ocorreu a 2º Oficina (20 horas), com 62 inscritos e 11 certificados. Em cada evento a avaliação dos participantes (via Google Formulário) foi positiva, elogiando a didática, os materiais apresentados, a pontualidade e a organização. No total o projeto entregou um guia digital, indicou 2 aplicativos de celular Android, foi difundido para 304 pessoas inscritas em eventos promovidos pelo projeto, certificando 88 pessoas do IFSertãoPE e outras instituições da região, ajudando a popularizar a Estatística no ambiente educacional.


Palavras-chave


Estatística; Popularização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Lanara Emili Pereira, Alexandre R. S. Correia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.