Desenvolvimento E Padronização De Pickles Caprino Utilizando A Carne De Animais Adultos

Emanuel Marques Da Silva, Cristiane Ayala De Oliveira, Rodrigo De Araújo Soares

Resumo


Introdução: O processamento da carne caprina em nível industrial é escasso, limitando-se a um aproveitamento em restaurantes, ou cortes especiais. Em virtude da própria conformação da carcaça e devido ao sistema de produção processamento da carne caprina esta pode gerar vários subprodutos, considerados como pouco aproveitáveis, as partes de menor valor de corte, como o pescoço e o dorso, são disponíveis em abundância, normalmente sendo utilizados pra consumo direto, assados ou cozidos. Objetivos: Este estudo objetivou a elaboração do pickles caprino, visando atender o interesse industrial, buscando desenvolver um produto que, embora sendo perecível, seja estável, não tenha a qualidade comprometida durante o período de armazenamento. Metodologia: Para a preparação dos pickles caprino, os ingredientes foram incorporados na carne cozida em solução de tripolifosfato de sódio, após a separação manual dos ossos, e armazenados em óleo. Os produtos elaborados foram analisados 24 horas após a elaboração e nos 7, 14, 28, 42, 56 dias quanto ao peso drenado, pH, composição centesimal, cor objetiva, oxidação lipidica, acidez titulável e atividade de água. Os dados foram submetidos à análise de variância teste de Tukey (p>0,05). Resultados: Os produtos elaborados apresentaram valores de pH dentro do esperado para conservas, o produto apresentou uma oxidação lipídica considerável. Durante o armazenamento os valores de L* e a* foram afetados e consequentemente os de C* e h*, apresentando o produto uma tonalidade amarelada. Considerações Finais: Portanto, a elaboração de uma conserva tipo pickles oriunda da carne de caprina demonstrou ser uma alternativa viável para o aproveitamento desta matéria-prima, porém estudos aprofundados ainda fazem-se necessários.


Palavras-chave


Conservas; Caprinos; Carne aderida aos ossos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Emanuel Marques Da Silva, Cristiane Ayala De Oliveira, Rodrigo De Araújo Soares

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.