Implantação Da Rede De Serviços Internacional Para Os Usuários Em Pesquisa No Ensino Superior

Jevan Jevan Dias Dias, Marcelo Anderson Batista Dos Santos

Resumo


Introdução: É indiscutível que a internet teve um papel importante ao trazer vários benefícios para a humanidade, tornando-se uma ferramenta de extrema importância para a educação.

A fim de facilitar acesso a diferentes bases de conhecimento e interoperabilidade entre instituições criou-se uma rede de pesquisa federada chamada Eduroam, onde através de um único usuário para cada pessoa é possível acessar uma rede Wi-Fi em diferentes instituições com mesmo usuário e senha.

Objetivos: Instalar, configurar e permitir o acesso à rede Eduroam para prover mobilidade no acesso à Internet para professores e alunos de instituições de ensino que fazem parte da federação da rede em mais de 77 países. Permitindo assim, não apenas o acesso à Internet, mas a diversos repositórios científicos em todo o mundo independente da instituição que se está presente fisicamente. Metodologia: A pesquisa tem um viés prático de desenvolvimento e implantação de serviços de rede.

Os seguintes passos foram executados:

- Levantamento do estado da arte sobre a rede Eduroam e manuais de implantação

- Estudos dos protocolos de comunicação

- Envio do formulário técnico que atenda as especificações técnicas e a designação do responsável da instituição pelo processo de adesão ao serviço para o Service Desk da RNP

- Contato com o responsável pelo setor de TI do instituto

- Homologação técnica

Resultados: Foi realizada aquisição dos pontos de acesso (Roteador Tp-link Tl-wr941hp 450mbps 1000mw Potência 900m²). Configuração em máquina virtual do servidor Radius. Por fim, foi realizado o levantamento dos requisitos técnicos e preenchimento dos formulários necessários, assim como a solicitação ao órgão competente para a adesão do sistema Considerações Finais: Este trabalho mostra o importante envolvimento do sistema EDUROAM e sua importante aplicação para com a comunidade acadêmica, ressaltando o desafio projetar o sistema na instituição. As principais contribuições deste trabalho são: apresentar as principais contribuições do sistema, traçar os objetivos ao qual o projeto foi direcionado, mostrar como utilizar a ferramenta. O EDUROAM visa a melhorar os meios de autenticação em redes de internet, além de oferecer mais rapidez nas tarefas.

 


Palavras-chave


Eduroam; Rede Federada e Radius.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Jevan Jevan Dias Dias, Marcelo Anderson Batista Dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.