Isolamento E Determinação Estrutural De Feromonios/Isolamento E Determinação Estrutural De Metabólitos Secundários De Capparis Yco

Aoliabe Pedro da Silva, Gizelle Angela Barroso Vieira

Resumo


Introdução: Capparis yco é uma planta edêmica da caatinga conhecida popularmente como icó branco. Estudos químicos mostram que plantas desse gênero são ricas em substâncias farmacologicamente ativas. Das 250 espécies do gênero, 15 são exclusivamente brasileiras e com poucos relatos de estudos químicos. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo investigar o perfil químico das cascas do caule de Capparis yco e caracterizar os metabólitos isolados. Metodologia: Inicialmente, foi realizado o levantamento bibliográfico e a obtenção do material botânico. Em seguida, as lascas da casca do caule foram maceradas em etanol por 3 dias (2 vezes). A solução obtida foi submetida à extração liquido-líquido com hexano e AcOEt. As frações obtidas foram submetidas à análise cromatográfica, utilizando como solvente hexano e AcOEt. As frações obtidas foram analisadas em CCDA. A fração hexano/AcOEt 1:1 foi submetida à análise em espectrômetro de RMN 1H. Resultados: A fração hexano/AcOEt 1:1 mostrou um perfil cromatográfico promissor o que pode ser comprovado ao analisar o espectro de RMN 1H que apresentou picos característicos da presença do fitoesterol β-Sitosterol. Considerações Finais: A presença de β-Sitosterol é relatada na literatura para o gênero Capparis. O não relato de dados de estudos químicos para a espécie Capparis yco tornam os estudos preliminares realizados relevantes.

 


Palavras-chave


Fitoquímica; Fitoesterol; Planta.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Aoliabe Pedro da Silva, Gizelle Angela Barroso Vieira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.