Educação Escolar Indígena: Uma Análise Dos Dados De Rendimento Estudantil

Jaqueline Souza de Sá Nogueira, Eduardo Barbosa Vergolino

Resumo


Introdução: Com o  intuito de analisar o rendimento escolar dos estudantes indígenas durante o período de 2008 a 2018, poder-se-á sugerir potenciais mudanças na visão filosófica e epistemológica da escola a fim de prover uma educação escolar diferenciada e específica, oportunizando assim, um melhor entendimento do trajeto pedagógico dos estudantes, bem como construir um referencial estatístico único no Estado de Pernambuco em relação ao desenvolvimento educacional indígena do Povo Atikum. Objetivos: Analisar o comportamento das médias do corpo discente das escolas estaduais indígenas nas disciplinas obrigatórias do currículo escolar; Comparar os dados estatísticos das escolas indígenas com as escolas não indígenas da região; Apresentar os gráficos estatísticos como forma de entender o progresso discente nas escolas analisadas; Esboçar um possível perfil do corpo discente para anos futuros nas escolas indígenas da microrregião de Itaparica. Metodologia: Neste momento do projeto os pesquisadores buscarão parcerias nacionais e internacionais para cruzamento dos dados de forma a buscar a robustez dos dados e resultados obtidos. Na terceira e última etapa a aluna-pesquisadora buscará traçar o perfil do corpo discente das escolas indígenas de forma tal a compreender melhor o desenvolvimento da educação escolar formal na comunidades tradicionais indígenas. Resultados: Nesse sentido, foi possível perceber que as dificuldades atreladas à permanência e ao desempenho escolar são obstáculos impostos a qualquer turma e escola brasileira, todavia tais empecilhos se tornam mais evidentes em turma de EJA e, sobretudo, em escolas mais distantes da zona urbana. Considerações Finais: Metodologia A metodologia utilizada para a concretização da planilha do Rendimento estudantil Indígena no Sertão pernambucano: dados preliminares da Escola Governador Estácio Coimbra – Povo Atikum , se consolidou por meio de etapas distintas, partindo, primeiramente, de uma pesquisa nos sites das universidades brasileiras a fim de averiguar as que detinham pesquisas ou projeto de extensão voltados à educação indígena.


Palavras-chave


dados quantitativos; rendimento escolar; educação escolar indígena.

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