Análise Dos Compostos Físico-Químicos Da Carambola Verde

Mateus Rocha de Oliveira, Luciana Cavalcanti de Azevedo, Brenda Santos Souza

Resumo


Introdução: A carambola (Averrhoa carambola), faz parte da família Oxalidaceae e tem como origem o Sudeste asiático. É uma espécie exótica cultivada por quase todo o território brasileiro, com exceção das regiões mais frias e sujeitas a geadas. Apesar de amplamente disseminada por quase todas as regiões do Brasil, ainda é pouco explorada comercialmente e a sua produção, estimada em 3 mil toneladas, é proveniente, em sua maioria, de pomares domésticos. Objetivos: O objetivo desse trabalho é analisar os compostos nutricionais desta fruta, afim de que se possa contribuir para o meio cientifico e adquirir mais conhecimento sobre seus nutrientes em geral, principalmente no estádio de maturação “de vez”. Metodologia: Para realização do estudo de composição foram utilizados métodos oficiais do Instituto Adolfo Lutz, sendo realizadas as análises no laboratório do IF Sertão PE, campus Petrolina. As análises foram realizadas em triplicata, com cálculo de media, DP e CV para cada variável estudada. Resultados: Os resultados apontaram os seguintes valores médios para a carambola verde: umidade (90,5612%), gorduras (5,7769%), minerais (0,7090%), carboidratos (3,9893%), SST (6,26%), e pH de 6,44, entre outros nutrientes necessários para saúde humana, porém as proteínas não foram detectadas na amostra, e como foi utilizada a fruta verde foram encontrados baixos teores de sólidos solúveis e de carboidratos se comparados aos valores das frutas maduras Considerações Finais: . Portanto, é possível concluir que a finalidade do estudo foi alcançada, mostrando os dados nutricionais do fruto verde para a alimentação humana.


Palavras-chave


carambola verde, composição centesimal.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Mateus Rocha de Oliveira, Luciana Cavalcanti de Azevedo, Brenda Santos Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.