CIÊNCIA, CULTURA, TECNOLOGIA E TRABALHO

Bruno Freitas Santos

Resumo


Introdução: O presente artigo apresenta um estudo de natureza bibliográfica que investigou como a literatura científica tem abordado as bases que estruturam o conceito de formação humana integral. Entendendo que as categorias ciência, cultura, tecnologia e trabalho são relevantes para a formação humana, os referenciais teóricos escolhidos para análise apontam caminhos para uma educação omnilateral. Objetivos: Os objetivo geral desta pesquisa é entender como tem se articulado a pesquisa em torno dos conceitos acima. Especificamente, localizando-a em um contexto mais amplo: a pedagogia marxiana enquanto base para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Metodologia: A pesquisa é um esforço constante de observações, reflexões, análises e sínteses na busca de informações que procuram descobrir a lógica e a coerência de um determinado assunto nesse caso em especifico a diversidade educacional (CHIZZOTTI, 2010). Então, o tipo de pesquisa adotada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica com o objetivo de detalhar os pontos mais pertinentes que melhor descrevem essa temática.  Resultados: A formação integral do sujeito é um dos grandes desafios da educação na atualidade, e ao mesmo tempo se tornou uma utopia, quando se trata de formar o indivíduo em todas as suas dimensões, competências e habilidades, que lhes são necessárias. E para melhor fundamentar essa ideia Marx(2010) apresenta uma educação genuína, que tem em sua essência os cinco sentidos no aspecto espiritual e humanos. Considerações Finais: Após o breve panorama de abordagens que aqui foram   tratadas, a pesquisa revelou os inúmeros desafios e as barreiras que a educação pensada sob uma visão de formação omnilateral tem para ser enfrentada, e o tamanho do vilão que impendem a consolidação de uma educação equitativa e que oportunize as mesmas chances e possibilidades a todos:


Palavras-chave


Omnilateral; Formação humana integral; Trabalho

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