Grupos Interativos Virtuais: uma proposta pedagógica para as aulas remotas de Matemática

Renato Duarte Gomes, Helber Rangel Formiga Leite de Almeida

Resumo


Introdução: Com a utilização das tecnologias digitais na prática docente, especialmente com mais intensidade no período pandêmico, constatou-se a necessidade de ampliar novas formas de interação no percurso metodológico no ensino remoto de Matemática. Tanto a prática como as contribuições dos grupos interativos no formato virtual, são avaliadas por investigações científicas, que demonstraram gerar melhores resultados em qualquer contexto. Objetivos: Refletir acerca das contribuições dos Grupos Interativos Virtuais no ensino remoto de Matemática à luz da Aprendizagem Dialógica. Metodologia: A pesquisa, de cunho qualitativa, surgiu da experiência com grupos interativos aplicada no ambiente virtual. Os dados da pesquisa foram coletados de três fontes: os relatos dos estudantes e do professor durante as aulas virtuais de Matemática; as reflexões dos estudantes na vivência das atividades nos grupos interativos virtuais; e uma entrevista semiestruturada com o coordenador pedagógico e professor da escola para compreender as contribuições dessa atuação educativa de êxito nas aulas remotas de Matemática. Resultados: Diante dessa experiência, constatou-se as potencialidades de o professor vivenciar momentos de interação e colaboração, compreendendo a relevância de novos espaços que contribuem para a aprendizagem dos estudantes, inserindo na prática da sala de aula de Matemática os Grupos Interativos como uma atuação educativa de êxito pautada nos princípios da Aprendizagem Dialógica aliada ao uso das Tecnologias Digitais. Considerações Finais: A partir da pesquisa em tela, percebeu-se a possibilidade de fortalecer a prática docente e o desempenho dos estudantes no ensino de Matemática, visto que os grupos interativos geram situações de aprendizagem, proporcionando momentos de colaboração e discussão entre os estudantes, estudantes e professor, estudantes e outros adultos (voluntários) que trazem saberes e estratégias do cotidiano extraescolar.


Palavras-chave


Grupos Interativos Virtuais; Tecnologias Digitais; Aprendizagem Dialógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Renato Duarte Gomes, Helber Rangel Formiga Leite de Almeida

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.