Os textos multimodais em livros didáticos de Língua Portuguesa - uma pesquisa na BDTD da CAPES

Luiz Fabiano Braga dos Santos, Selma Martines Peres

Resumo


Introdução: Este trabalho é um recorte da pesquisa: “A tessitura dos textos multimodais: o entrelaçamento entre as palavras e as imagens na prática pedagógica de língua portuguesa no sexto ano do ensino fundamental II” em desenvolvimento no programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Catalão- UFCAT. Nesta apresentação, os dados obtidos serão discutidos, por meio de uma pesquisa na BDTD da CAPES utilizando as palavras-chave: texto multimodal/ livro didático/português. Objetivos: O objetivo geral dessa pesquisa é: analisar e compreender o uso dos textos multimodais em livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos são: identificar quais textos multimodais foram inseridos nos livros didáticos; averiguar se nos livros didáticos pesquisados há indicação do termo multimodalidade e compreender a finalidade dos textos multimodais no material didático (análise linguística/semiótica, oralidade, leitura e/ou produção textual). Metodologia: A pesquisa terá abordagem qualitativa e será de cunho documental. As fontes utilizadas que darão embasamento a este estudo serão os livros didáticos de língua portuguesa do sexto ano do ensino fundamental II. Serão selecionados até cinco livros utilizados em escolas públicas de Goiânia-GO. O referencial teórico da pesquisa será a teoria enunciativa-discursiva de Mikhail Bakhtin, assim como a Semiótica Social, a Sociolinguística e uma análise sobre as práticas de letramento e multiletramento. Resultados: Ao realizar uma pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) utilizando as palavras-chave: “texto multimodal/ livro didático/ português” verificou-se dezessete trabalhos cadastrados. Deste total, 14 dissertações e 3 teses publicadas no período entre 2006 e 2019. Além destes dados, foram selecionados cinco livros didáticos do sexto ano fundamental II, que estão sendo analisados. Considerações Finais: O presente estudo teve início em março de 2021, com prazo de conclusão até março de 2023. Até a presente data, foi iniciado o levantamento bibliográfico acerca da temática. Essa pesquisa contribuirá para conhecer a prática pedagógica adotada pelos professores, em relação ao uso de textos multimodais. Dessa forma, poderemos repensar e aprimorar o ensino-aprendizagem de leitura e escrita da língua materna na era do “escreler”. (RIBEIRO, 2021).

Palavras-chave


Textos multimodais; Livro didático; Ensino de língua Materna.

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