AULAS REMOTAS DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO

Josilene Almeida Brito, Rosirene Gomes Vieira da Silva

Resumo


Introdução: Este trabalho relata uma experiência docente com uso de tecnologias no apoio à continuidade do ensino de forma remota e emergencial com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais, disciplina de Meio Ambiente e Química do Ensino Médio, devido ao isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19.  Essa experiência com o uso das tecnologias no ensino remoto mostrou-se fundamental para a execução sistematizada e ininterrupta do trabalho em uma escola da rede privada no município de Casa Nova-BA. Objetivos: Relatar uma experiência em educação remota emergencial, devido à pandemia do COVID19, com uso de tecnologias digitais, com alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio.Os planejamentos através da Sequência Didática foram desenvolvidos com o objetivo de engajar os alunos, motivando-os a participar, aproveitar o momento e evoluir nas suas aprendizagens. Metodologia: Conduz-se pelo método de história de vida em torno das experiências educacionais e tecnológicas vividas pela autora no passado, relacionando-as com as experiências atuais vivenciadas com as aulas remotas. Foram desenvolvidas sequências didáticas personalizadas para as aulas remotas, nas quais um conjunto de atividades ligadas entre si, eram planejadas para ensinar conteúdos específicos, etapa por etapa, de cada disciplina, visando auxiliar a aprendizagem dos estudantes de forma autônoma. Resultados: Alguns alunos não foram participativos, engajados ou motivados, mas o trabalho remoto consolidou-se. Nesse período difícil, conseguiu-se trabalhar para amenizar essa necessidade urgente na sociedade, colocando o processo educativo em movimento. Comparando-se o planejamento e o que a literatura pesquisada diz sobre o ensino híbrido, compreende-se que o mesmo é aplicável, mas, para que obtenha-se sucesso, necessita, além do esforço do professor, uma maior aceitação dos discentes e famílias. Considerações Finais: Imersos no mundo tecnológico, refletimos e encontramos algo novo para aprender, buscar e compartilhar com os alunos e colegas de profissão. Lições que moldaram-nos  para toda vida. Nesse sentido, nós docentes devemos estar abertos à inovação e criatividade, pois a sociedade, a Ciência e a Tecnologia vivem em constante transformação, o que requer profissionais transformados e à altura do seu tempo, para atender as necessidades que seu público precisa e almeja.

Palavras-chave


Ensino remoto; Tecnologias Digitais; Contexto Pandêmico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Josilene Almeida Brito, Rosirene Gomes Vieira da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.