UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DIGITAL PARA O IDOSO

Jozian de Sousa Rodrigues, Danielle Juliana Silva Martins

Resumo


Introdução: Estamos hoje diante de uma realidade inegável que aponta para os avanços alcançados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Aliado a tal afirmação, é possível observar que o próprio modo de se comunicar e ter acesso a informações, passa também por grandes mudanças. 

Objetivos: Este estudo tem como objetivo reconhecer que tecnologias digitais são aplicadas para o público da terceira idade com finalidade de ensino-aprendizagem. Como metodologia, optamos pela abordagem qualitativa, de cunho exploratório com uso da revisão sistemática da literatura a partir de periódicos disponibilizados no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2020). Metodologia: Para alcançar o objetivo proposto neste estudo, a pesquisa se caracteriza como exploratória, que nos permitirá uma maior familiaridade entre o objeto pesquisado e o

pesquisador, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado (GIL, 1994) e também permitirá um aprofundamento do pesquisador com o tema. Resultados: Vivemos em uma época de incertezas e de uma realidade que nos obriga a buscar o auxílio das TICs para  podermos diminuir as distâncias e unir pessoas sejam elas pela utilização de Smartphones, Notebooks, Desktops e Tablets. Para os idosos, essas ferramentas têm sido de extrema importância, sobretudo após a chegada da COVID-19 que obrigou

pessoas, principalmente as consideradas como grupo de risco, a ficar em isolamento social. Considerações Finais: Com a chegada da COVID-19 todas as faixas etárias sofreram o impacto do isolamento social, sobretudo os idosos, que continuam a sofrer com o isolamento, diante do elevado risco à saúde a que estão submetidos. Nesse sentido, as TICs têm contribuído para minimizar estas distâncias por meio de inúmeras possibilidades de convivência virtual, a exemplo de aniversários on-line, conferências, festas, novas formas de integrações surgiram para integrar a sociedade.

Palavras-chave


Inclusão Digital; Idosos; Tecnologias da Informação e Comunicação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jozian de Sousa Rodrigues, Danielle Juliana Silva Martins

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.