PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE SALGUEIRO: UMA LEITURA ATRAVÉS DA PAISAGEM E DA MOBILIDADE

Yanne Karine Santos Lima, Yanne Pereira de Andrade Santos

Resumo


O crescimento socioeconômico e espacial das cidades brasileiras ocorreu de maneira desordenada e desigual, contribuindo para o processo de gentrificação e favelização de determinadas áreas: o município de Salgueiro não escapa dessa realidade. Além dos fatores socioeconômicos, os sistemas de infraestrutura urbana também foram distribuídos de maneira desigual. O sistema de transportes destaca-se como uma parte importante para o desenvolvimento urbano, o planejamento adequado auxiliará no bom funcionamento das cidades. Nesse sentido, o presente trabalho teve como principal objetivo analisar como o espaço urbano da cidade de Salgueiro foi produzido, partindo das configurações da mobilidade e da percepção individual da Paisagem Urbana. Para o alcance dos objetivos propostos, foi adotada uma metodologia exploratória dividida nas etapas seguintes: Revisão Bibliográfica; Pesquisa e análise da produção do espaço urbano (iconografia, cartografia, imagens). Coleta de dados e Confecção do Diário de Bordo com as principais paisagens urbanas da cidade de Salgueiro com fotografias, croquis e desenhos da paisagem urbana. Análise e compilação dos dados obtidos sobre a produção do espaço urbano de Salgueiro. E, por fim, a confecção do Mapa-síntese com o auxílio da ferramenta My Maps desenvolvida pelo Google. A produção do espaço urbano de Salgueiro foi analisada por meio dos seus eixos de expansão e da paisagem urbana de pontos estratégicos da cidade. Após o estudo de textos científicos relacionados à desigualdade social, foram demarcados lugares culturais pertencentes à paisagem, que são fatores importantes na formação da história e cultura de Salgueiro. Esses pontos foram desenhados, descritos e apresentados no processo final desse trabalho, criado como um meio acessível de conhecer e enaltecer a cidade de Salgueiro a partir de suas belezas e riquezas, bem como a classificação e divisão dos bairros: Classe alta, média e baixa, área comercial. Por fim, pôde-se observar a localização privilegiada dos pontos estudados, confirmando o investimento nos principais eixos urbanos e zonas urbanas específicas. Esse modelo de planejamento fortalece a desigualdade socioeconômica, que se agrava pela ausência de transportes públicos. As ações públicas atualmente voltadas para o lucro precisam priorizar o acolhimento de pessoas em um espaço urbano que realmente vise valorizar o conhecimento, a história, a arte e a cultura, ainda haverá desigualdade e tantas problemáticas.


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